Agora que finalmente o tão esperado Red Dead Redemption 2 é anunciado oficialmente para sair em 9 de Novembro deste ano aquela questão que muitos possuidores dum PC colocam costuma ser “então e isto corre no meu PC?”.

São questões pertinentes por diversas razões, a mais oportuna é quando existem dezenas, centenas ou até milhares de configurações possíveis, varias gerações de peças de hardware como CPUs e gráficas de varias gerações algumas gamas com variantes que mudam de 2 em 2 anos ou até menos.

Tudo isto pode tornar-se muito confuso para quem não está tão informado sobre o assunto e/ou começou a jogar recentemente num PC.

Todos nós já tivemos uma “torradeira” em casa.

Outro factor que torna a coisa mais confusa para muita gente que simplesmente quer jogar é quando sai um jogo novo as editoras optam sempre por anunciar em grandes letras as especificações recomendadas, e estas podem e geralmente são muito vagas e não significam sempre a forma ideal ou a melhor forma de jogarem o vosso jogo.

As especificações mínimas costumam estar lá mas são sempre relegadas para segundo plano, e para quem não lê sobre o assunto ou apenas lê títulos acaba por não chegar lá.

A desinformação que os requisitos mínimos não são suficientes para aproveitar de forma agradável o jogo costuma também ser um factor para muita boa gente mal informada torcer o nariz e muitas vezes acabarem por decidir jogar numa consola.

Poucos dias após o anuncio que o jogo Star Wars: Jedi Fallen Order, também um jogo muito ansiado pelos fãs da saga Star Wars, saíram as especificações necessárias para correr o jogo, e ou por erro ou por utilidade a editora pensou que seria bom publicitar especificações altas para potenciar o mercado de hardware novo ou simplesmente para dizer que este é o jogo de nova geração. Pedir 32 gb de RAM para um jogo acabou por ter uma publicidade negativa, mesmo apesar dos requisitos mínimos pedirem bem menos, baixaram os “padrõzinhos” e colocaram 16 gb de RAM como o recomendado.

Os números quando mal interpretados assustam quem esteja mal informado.

Pegando ao exemplo do Red Dead Redemption 2 que possui até uns requisitos mínimos com os pés mais assentes na terra:

Para o CPU os requisitos mínimos pede um Intel Core i5-2500K ou um AMD FX-6300, não sendo bem equivalentes tem um desempenho numa margem comparável, no geral o i5 2500k tem um desempenho “single core” maior e a alta frequência beneficia-o em jogos que usem menos threads.

Para simplificar posso dizer que é mais ou menos tarefas, quando ouviram falar em “multi-thread” é mais ou menos “multi-tarefas” ou o que um CPU consegue processar ao mesmo tempo, imaginem que são um empregado de bar que em vez de conseguir levar duas cervejas numa bandeja de cada vez, conseguem levar 5 ou 6 na mesma bandeja e distribuir pelas mesas ao mesmo tempo.

Agora é que a porca torce o rabo! Então “eu tenho um intel core i3-7100 que comprei em 2017 mal tem 2 anos e estão a pedir um core i5 qualquer coisa?

Agora a confusão está instalada porque há múltiplas gerações de CPUs e se não estão bem informados ou não tem competências para distinguir se há proximidade de desempenho ou não, vão ficar na duvida. Nem sempre um CPU duma gama superior de gerações mais antigas ou um CPU de gama inferior de gamas mais novas pode ser equivalente, mas muitas vezes o desempenho pode ser marginal em comparação.

Agora vem a dica, a comparação é vossa amiga, e durante décadas tem sido o melhor método para desfazer duvidas e ajudar a decidir. Há muito software de benchmark, e este é a ferramenta que mede o desempenho bruto dum determinado hardware, e a informação dos resultados costuma ser publicada na internet.

Com essa informação podem comparar o desempenho do vosso hardware com o que é pedido como requisito num software, seja editor de vídeo, seja jogos seja qualquer outro, neste caso estamos a falar de jogos. É importante fazer uma pesquisa, obter os resultados e comparar, eu sugiro que procurem pelo menos 3 fontes, assim conseguem fazer uma triagem de resultados mais ou menos confiável.

Em 2018 o The Verge tentou montar um PC mas quem o fez não sabia o que estava a fazer.

Além de obterem resultados em sites que agreguem resultados de benchmarks, podem cruzar essa informação noutros sítios, procurem em fóruns, haverá muita gente que pediu informação ou a disponibilizou para a comunidade, esse feedback é sempre importante e é uma das coisa boas que a internet nos trouxe: saber usá-la a nosso beneficio é hoje um requisito básico e uma competência primária que muita gente tem de aprender!

Além de forums tem outros canais de informação e redes sociais, o Youtube é o mais prolífero em canais de tecnologia que se dedicam a analisar o desempenho de múltiplas configurações de hardware.

Resumindo isto tudo deixo aqui um tutorial básico que poderão usar para aprender a reconhecer se o vosso hardware é ou não comparável ao pedido nos requisitos do jogo que pretendem adquirir. Resumindo o que disse, o primeiro passo é saber o que possuem, e se não sabem têm ferramentas que facilitam a identificação de todo o hardware instalado no vosso PC.

Para que serve a ferramenta se não a sabemos usar?

Quando adquirem um jogo (bem neste caso se já o tem é só instalar e ver no que dá) ou pensam adquirir um jogo para PC vão reparar que nas descrições na capa do jogo ou na informação do site ou serviço que o disponibiliza estão os chamados Requisitos. Normalmente dois, os mínimos e os recomendados (System Requeriments), nessa descrição costuma estar o CPU (Processador), Ram (Memória de acesso aleatório ou Random Acess Memory), (GPU) Placa Gráfica, Disco Rígido/Espaço livre em disco (HDD) e Sistema/s Operativo/s.

É por essa informação oficial que terão que apontar para começar a investigação.

O próprio sistema operativo da-nos a informação que necessitamos.

Depois de possuírem esses dados, terão que saber as características do hardware do vosso PC. Para isso tem duas formas de o fazer – Descarregando um programa que vos diga o que tem ou indo a um site na internet que tenha as mesma funções.

Para programas eu recomendo que instalem o Speccy, um programa grátis que tem informação detalhada de todas as características do vosso PC que pode ser descarregado aqui.

A informação está lá, só é necessário alguma atenção.

Tem muitos outros como o CPU-Z (especializado no CPU mas com mais alguns extras alem disso e não é tão completo mas também útil) e o GPU-Z (igual ao CPU-Z mas dedicado ao GPU). Similar ao Speccy têm outro programa já com algum tempo de existência uma boa alternativa o SiSoftware Sandra Lite, mas por experiência própria o Speccy faz o serviço e é mais simples de usar.

Antes de seguirmos para os próximos passos deixo aqui a dica como já referi acima, se não sabem o que é um determinado termo como “GPU”, “RAM”, “HDD” etc.. tem duas hipóteses, vão ao google ou vão à Wikipedia.

O nosso velho companheiro Wikipedia continua ainda ao nosso dispor.

Quando souberem o hardware necessário para correr o jogo vão para o seguinte passo.

Hoje possuímos ferramentas para tudo, é a era dourada da informação.

Podem acontecer várias coisas que vos obrigam a ter de procurar pelos requisitos dum jogo. É comum verem descrições muito básicas ou muito vagas, suscitando a dúvida, ou terem um hardware que não corresponde exactamente ao que encontraram numa primeira busca ou comparação, há muitos fabricantes terceiros de hardware e muitas variantes de Placas Gráficas, CPUs (processadores) e Motherboards (Placas mãe), mas principalmente estas últimas duas, e ai terão que perder mais algum tempo a encontrar as referencias, a dica é procurar nas paginas dos fabricantes.

Não necessita de ser aborrecido procurar informação.

Agora que sabem o que tem de procurar, vão ter de usar uma ferramenta básica, o google, e para o usarem com os melhores resultados têm de usar termos de pesquisa.

Vou exemplificar: imaginemos que tenho uma Gráfica (GPU) de portátil a AMD/ATI Radeon HD 7690M e o jogo que vocês querem jogar pede nos Requisitos Mínimos uma Radeon HD 5770 ou uma Geforce GTS 450, Placas Gráficas que são de marcas diferentes e com nomes também diferentes. Para quem não percebe de hardware é fácil ficar perdido.

O Google é vosso amigo, usem e abusem dele!

Este é o cenário mais comum, e sabendo como podem desenvencilhar-se disto saberão depois encontrar resposta em situações mais simples de identificar. Vamos por partes.

Para facilitar podem usar três termos: “vs”, “benchmark e “review”. O termo “vs” ou versus significa que há um confronto entre duas ou mais placas gráficas diferentes e é usado em comparativos, bechmark é um termo mais técnico que é usado também em comparativos e testes onde é analisado o desempenho de diferentes peças de hardware que depois são comparadas com resultados métricos.

A estatística vai estar presente em toda a vossa vida.

Este género de artigos é o mais fácil de encontrar numa pesquisa simples pelo google normalmente surgem nos primeiros resultados, o termo review também surge associado a esses artigos e pode conter benchmarks, já o primeiro termo que referi o “vs” é mais indicado para se quiserem encontrar uma informação especifica e no geral surge mais em artigos ou tópicos em forums.

Facilitando ainda mais o vosso trabalho ficam aqui alguns sites que costumo usar quando estou a investigar/estudar algo do género:

http://gpuboss.com/ (quando usam no google o termo/palavra chave “VS” é o site que mais se destaca)

www.cpubenchmark.net (quando usam no google o termo “benchmark” é o site que mais se destaca, é o site oficial do software de benchmark sintético e que reúne os resultados submetidos pelos testes, é uma óptima fonte para fazerem a comparação do vosso hardware com o recomendado pois dá-vos uma ideia aproximada das diferenças)

www.gpubenchmark.net (idêntico ao cpubenchmark mas vocacionado para placas gráficas)

www.futuremark.com/ (idêntico ao cpubenchmark e gpubenchmark site oficial do popular 3D Mark um software de benchmark)

www.hwcompare.com/ (idêntico ao gpuboss)

www.notebookcheck.net (mais vocacionado para hardware de portátil, é muito completo além de ter o descritivo do hardware tem reunido diversos resultados de desempenho que são submetidos no site pela comunidade, normalmente se encontrarem à primeira ficam com a duvida esclarecida)

www.game-debate.com/ (a informação baseia-se no feedback da comunidade, mas deve ser usado em complemento ou informação variada que vão reunindo)

www.tomshardware.com / www.overclock.net / www.legitreviews.com / www.overclock.net (estes são alguns exemplos de sites especializados em reviews e tem variada informação servem de complemento a sua informação é menos sintética que sites como o GPUboss

Voltando a pegar no exemplo prático, podem ver o quanto simples e facilitada fica a vossa busca usando os termos que sugeri:

Só com este exemplo podem já tirar duas conclusões, nos benchmarks sintéticos a Radeon HD 7690M apesar de sugerir uma gráfica mais recente, ela na pratica é bem mais fraca que a HD 5770 e GTS 450 sendo ambas muito semelhantes no desempenho em jogos.

Gráficos de comparativo são uma boa fonte para saber onde se situa a vossa gráfica ou o vosso Cpu entre outros tantos!

Agora têm várias hipóteses, não desanimem já, pode ser que aquele jogo que querem saber que corre, até corra, e isso pode acontecer devido a duas coisas: as especificações do jogo estão exageradas, ou a vossa gráfica apesar de mais fraca nos benchmarks sintéticos ela está optimizada a corrê-lo minimamente. Muitas das vezes os requisitos mínimos dos jogos são feitos tendo em base os computadores que os produtores ou os beta testers possuíam para os testes, pois é impossível terem todo o hardware existente.

John Romero a trabalhar no Quake

Para acabar de vez com essa duvida ainda restante podem procurar pelo feedback de sites especializados como os que exemplifiquei e depois em forums, pois pode haver sempre alguém que tenha um pc/portátil idêntico que que já testou esse jogo que tanto desejam.

Nota: Existem diversos fabricantes terceiros que têm modelos diferentes de gráficas ou motherboards ou de RAM e discos rígidos, no caso das placas gráficas o que importa a reter é que GPU usam, o GPU é o componente principal da placa gráfica que engloba esse chip especializado e outros auxiliares como a memoria RAM para video (VRAM), exemplos:

MSI Nvidia Geforce GTX 650
Asus Nvidia Geforce GTX 650
Gigabyte Nvidia Geforce GTX 650
EVGA Nvidia Geforce GTX 650
etc..

MSI, ASUS etc.. é o fabricante terceiro que pega no chip (GPU) da Nvidia que neste exemplo o GPU é o GTX 650 e comercializa a sua versão. Podem haver variantes e um ser um bocadinho melhor que a outra mas de modo geral o desempenho tem uma margem de erro de 5 a 10%. As marcas também fazem placas gráficas com melhoramentos específicos de cada marca (Strix, Nitro+, Armor, DirectCU, Vapor, Tri, Platinum, Aorus, etc..) mas isso é fácil de identificar indo simplesmente ao site do fabricante e ver que extras incluíram e claro procurar os comparativos nos testes (reviews) de sites especializados, por isso não entrem em pânico com tamanha oferta.

Resumindo em pontos essenciais:

– Saber qual é o hardware necessário para correr o jogo.

– Saber qual é o vosso hardware.

– Ir ao google e pesquisar por tópicos e palavras chave.

– Apontar a informação que reuniram nas buscas.

– Comparar os resultados da informação reunida.

– Procurar e cruzar a informação com o feedback encontrado em forums especializados (no caso do hardware ser mais fraco ou haver informação vaga), dica: no Youtube também podem encontrar vídeos de gameplay e benchmarks, muitas das vezes até podem encontrar de hardware semelhante ao vosso e serve de prova comparativa também.

Mãos à obra e pensem fora da caixa!