Eu gosto de filmes de horror, gosto de livros de horror e até de algumas séries TV e BDs ou graphic novels. Desde muito novo que o mundo do horror, do medo, me fascina mas como desde aí que a minha exposição maior era a propagada pelo mercado norte-americano foi só nos últimos anos da minha adolescência que descobri outros horrores, tanto o europeu que estava aqui tão perto e ao mesmo tempo tão longe como o oriental, japonês e coreano. É engraçado ver como a cultura de cada país ou região influencia o como se, e o que mete medo. Enquanto no ocidente é muitas vezes baseado no horror visual com sangue e vísceras à mistura no ocidente é através do chamado terror psicológico, induzido na nossa mente. Tokyo Dark Remembrance é um bom exemplo de como o terror psicológico consegue ser aplicado nos videojogos.

Apesar do seu visual anime Tokyo Dark é negro, muito negro. Tal como o seu nome indica. Esta aventura point-and-click na qual controlamos uma detetive que investiga o desaparecimento do seu parceiro e uma série de assassinatos enquanto luta pela sua própria sanidade não é para todos os estômagos. Ou mentes neste caso específico.

Em Tokyo Dark Remebrance avançamos pela cidade no tempo presente e flashbacks enquanto fazemos a nossa investigação, a nossa personagem tem várias razões profissionais e pessoais para o fazer, e apesar de não ser um jogo de acção clássica com saltos e corridas não deixa de ser emocionante em particular quando a tensão aumenta pelo jogador ser obrigado a tomar decisões num tempo limite com consequências graves dependendo das nossas escolhas. Aliás, todas as nossas escolhas desde a ordem pela qual vamos a certos locais como as coisas que fazemos e dizemos neles são importantes e traçam o caminho que nos levará a um dos 11 possíveis finais. Nem todos agradáveis.

As nossas escolhas também irão traçar o perfil mental de Ito Ayami, a nossa detetive. Todas as nossas decisões irão subir e descer os pontos de profissionalismo, sanidade, investigação e neurose. O ponto onde todos esses fatores convergem no gráfico serão a marca mais importante que teremos pois é através disso que teremos opções de diálogo e acção abertas e até algumas alucinações, cortesia de uma assustadora máscara branca e alguns vultos em locais menos simpáticos.

Tokyo Dark Remembrance é um bom jogo, não é um óptimo jogo, mas é bom. Vale a pena jogar em especial se somos fãs de terror que causa mais incómodo do que sustos. Todo o ambiente do jogo é envolto numa aura pesada, quase palpável. As falas têm um temor subjacente mesmo quando parecem ser inócuas. Nada nem ninguém é o que parece. Ou se calhar é… e está tudo na nossa imaginação… 

Definitivamente a comprar para fãs de point and click e/ou de terror. Nem que seja em saldos. Não se vão arrepender.