Decorreu no passado fim de semana a Retro Jam, organizada pelo IEEE computer society, iniciativa que o Rubber Chicken apoiou e que reuniu perto de noventa participantes a desenvolver jogos de temática retro. A palavra que pôs em andamento a maratona de desenvolvimento desta Jam foi… *rufam os tambores*… “space”.

A Retro Jam recolheu um número significativo de participantes, que acorreram em massa à FEUP

Assim, subordinado ao tema de espaço, os participantes, distribuídos em grupos com o máximo de 5 pessoas, debateram-se entre os meandros do código, da arte, do game design e do áudio para criarem o mais apelativo jogo Retro.

De sábado de manhã até domingo à tarde, discussões acenderam, teclas bateram-se, papéis amarrotaram-se até que, por fim, 17 jogos vêem a luz do dia, deixando para trás outros projectos que, incompletos, não se reviram na categoria de “jogo” e que, por isso, ficaram fora das contas finais – embora haja por ali muito, muito potencial.

Alguns jurados antes da maratona de avaliação dos jogos

Os jurados analisaram os jogos com as equipas e procederam então à avaliação, arrancando com menções honrosas para o Spaced Out, o Sprogs e o Void Runner pela Arte, Mecânicas de Jogo e Som, respectivamente. No pódio do evento, o terceiro lugar foi atribuído ao jogo Astro Seeker, d’Os Rodidos, um jogo em que controlamos um astronauta ligado por um cabo umbilical à sua nave, que tem que recolher recursos espalhados pela área circundante. O segundo lugar ficou para o SpaceBar, dos Alvinists, um jogo a fazer lembrar o Coffee Talk ou o Whipped and Steamy que marcaram presença por cá no Indie X 2018 e 2019, respectivamente. O grande vencedor foi o Shun, dos Saboteurs, um jogo que aborda o isolamento, a manutenção do nosso espaço pessoal e o distanciamento de pressões externas numa narrativa distópica de profundidade incomum para um jogo de Jam.

O Rubber Chicken, a dar jogos a quem faz jogos e gosta de jogos.

Os prémios, além de 10 jogos oferecidos pelo Rubber Chicken, incluíram PlayStation Classic, Bilhetes para o Pixels Camp e um kit com mochilas e t-shirts. Nada mau para um fim de semana a fazer jogos com o maravilhoso perfume retro.

Os jogos submetidos estão, como não poderia deixar de ser, disponíveis para download AQUI.