Reboots, prequelas e revivals estão na moda, e quando se fala de moda é impossível não falar de videojogos. Especialmente e cada vez mais quando se fala de moda “moda”. Daquela de vestir. Porque o mundo dos videojogos tem vindo a abrir caminho lentamente para outros sectores e esta semana foi-me revelado que foi dado o último passo, aquele que vai cimentar os videojogos na moda.

Sabemos que a Riot está a expandir o mundo de Leagues of Legends ao fim de 10 anos e que até está a expandir o seu mercado para os indies, mas nunca, nem nos sonhos mais mirabolantes alguém pensou que a Riot iria ceder as suas licenças para roupas e muito menos para a Louis Vuitton. Sim. Leram bem. Louis Vuitton. Com o nome LVxLOL as duas marcas lançaram esta semana uma colecção limitada de peças inspiradas em, ou com personagens de League of Legends.

Ao olhar para algumas das peças ficamos com algumas dúvidas mas também entendemos algumas medidas tomadas pela marca de roupa. Enquanto por um lado não pensamos no “consumidor típico” da Louis Vuitton como um jogador de LoL, também nunca sabemos o que está por trás das pessoas, o que vemos na fachada muitas vezes esconde conteúdos bem interessantes que é transposto nas peças, umas mais “discretas” no que diz respeito ao gaming e outras mais explícitas com imagens de uma personagem conhecida para quem joga, mas para quem nunca meteu as mãos em LoL como eu é apenas uma boneca de um desenho animado ou qualquer coisa assim.

Esta dualidade de percepção funciona muito bem no mercado ocidental, especialmente na Europa e Estados Unidos, onde os fãs da marca de roupa irão facilmente desembolsar as quantias exorbitantes pedidas por estas peças pensado que são simplesmente um design novo da Louis Vuitton, contudo no seu mercado maior os consumidores vão saber exactamente o que estão a comprar. Tanto na China como na Coreia do Sul estas peças irão ter o seu mercado ideal onde uma grande quantidade de jogadores jovens com bastante poder de compra e uma fome por marcas de luxo europeias irão comprar todos os itens e desejar mais ainda. 

A Mochino já tinha lançado uma colecção Sims em Abril deste ano e agora com esta parceria Louis Vuitton/Riot podemos estar a ver uma mudança no paradigma da moda, mais um ou dois anos e estaremos a ver roupa inspirada em videojogos nas passerelles de Paris ou Nova York. 

Nota: Tal como aquelas calças de boca de sino que fomos buscar ao armário e usámos um dia, o Chicken Fashion não vai voltar em força. Teve piada uma vez e talvez o faça outra no futuro não muito longínquo mas não será algo regular