Dia 25 de Janeiro entra o ano do Rato de Metal (não confundir com o Rato do Metal que é primo dos do Porão) e acaba o ano do Porco de Terra, portanto vamos ver como foi esse ano e as nossas previsões para o ano lunar que começamos a festejar. O ano do Porco não foi dos melhores, das nossas previsões de jogos com potencial Jump Force, Anthem, Mortal Kombat 11, Dead or Alive 6, Ori and the Will of the Whisps, Metro: Exodus, Sekiro: Shadows Die Twice, Luigi’s Mansion 3, Ghost of Tsushima, Phoenix Point, Cyberpunk 2077 e Shenmue 3 uns não foram lançados e apenas uns valeram a pena, mas isso são coisas que acontecem nisto das previsões, talvez o melhor do ano tenha sido a inovação meio gimmick de Ring Fit e acima disso o grande serviço de subscrição da Xbox que vale a pena para qualquer fã de jogos com a consola da Microsoft ou um PC, pelo preço a qualidade é imbatível.

Olhemos agora para o ano vindouro do Rato de Metal

Os anos do Rato são altamente rentáveis em lançamentos de consolas e jogos.

Em 1972 por exemplo foi apresentada a Magnavox Odyssey, a primeira consola de videojogos. Também foi o ano de lançamento de Pong.

1984 trouxe-nos Tetris, Duck Hunt, Pitfall II e Beyond Castle Wolfenstein sem os quais muitos dos jogos de hoje não tinham visto a luz do dia.

1996 deu ao mundo outra consola, a Nintendo 64 e com ela Mario 64 mas também Quake, Duke Nukem 3D, Resident Evil, Pokémon Red and Blue, Mario Kart 64, Tomb Raider, Nights into Dreams, Wave Race 64, Blood Omen: Legacy of Kain, Pilotwings 64, Guardian Heroes, Donkey Kong 3, Star Ocean, Panzer Dragoon 2 e Broken Sword The Shadow of the Templars no que é indubitavelmente um dos melhores anos de colheita de jogos.

2008 já não chegou aos calcanhares do rato anterior, de maior destaque neste ano talvez GTA IV e Fallout 3, LittleBigPlanet, Dead Space World of Goo, Advance Wars: Days of Ruin, Lego Batman e LocoRoco 2.

2020 é o Ano do Rato de Metal, que traz novidades a nível financeiro e favorece as movimentos velozes, a astúcia e agilidade mental e a vida financeira. Portanto um ano muito propício a jogos de puzzles, com bastantes QTE, Rhythm games e jogos de gestão como City builders ou Tycoons. É importante ver que este ano inicia um novo ciclo de doze anos, já que no ano passado chegámos ao último signo do Horóscopo Chinês (o Porco). Curioso quando tomamos em consideração o possível lançamento de duas consolas que irão trazer a nova geração de jogos a PS5 e a XBox Series X.  Em teoria o Rato chega sempre à frente, porque é ágil e rápido e pensa depressa tal como mencionado antes e talvez seja isso que estas novas consolas vão trazer ao mercado nesta nova geração e um novo ciclo de 12 anos.

Com o Rato vem alegria e descontração em movimentações que  costumam aparecer bastante depressa tal como os seus resultados que não têm garantias de que sejam duradouros portanto é para aproveitar o sol que pode ser de pouca dura. Ou seja, jogos casuais ou party games vão estar em alta, talvez uns online e preferencialmente os de tabuleiro para que o convívio seja melhor. É um bom ano para renovar a sua vida social e afetiva. Aqueles que procuram encontrar um novo amor estão mais favorecidos sob esta  influência, nunca se sabe se não vão conhecer a vossa cara metade do outro lado de um Azul, Porto, Catan, Mysterium ou outro jogo na casa de um amigo…

É preciso também estar mais atento, porque é mais fácil perder o controlo das situações, tentem controlar os rage quits e insultar adversários e companheiros de equipa. É um bom ano para arriscar e sair da sua zona de conforto, para dar passos no sentido do crescimento e apostar mais no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Joguem algo que nunca tentaram antes, ou se sempre quiseram trabalhar na indústria talvez seja a melhor altura para indagar acerca disso.

O Ano do Rato é particularmente favorável para a área financeira já que está associado à acumulação de riqueza e hoarding de jogos, mas se o fizerem tentem ser moderados não sejam o dragão adormecido na pilha de outro. Os negócios podem ser favorecidos, uma vez que o Rato de Metal sabe usar é altamente astucioso e bom a com as palavras, o que o ajuda a conseguir chegar à sua meta algo importante para aqueles que trabalham nesta indústria. Os negócios e a iniciativa individual são os pontos mais importantes na vida este ano, porque o Rato gosta de trabalhar à sua maneira, e também as áreas que estão de algum modo ligadas a um trabalho criativo, tudo relacionado com o sucesso nos jogos.

O que trará este ano para nós jogadores que devemos ter atenção?

Além das já mencionadas novas Xbox X Series e PS5, talvez uma Nintendo Switch Pro. Em jogos os mais uma vez atrasados e altamente esperados Cyberpunk 2077, Last of Us II, Final Fantasy VII Remake, Ghost of Tsushima e Ori and Will of the Whisps. Também Gods and Monsters, Animal Crossing: New Horizons, Vampire the Masquerade: Bloodlines 2, No More Heroes III, Empire of Sin, 12 Minutes, SkateBird e Psychonauts 2. E talvez umas surpresas.

Previsões à parte, tenham um óptimo ano do Rato!

*nas imagens não metemos o rato mais famoso da ficção porque os Overlords donos da sua imagem estão a ver…