Ontem, dia 29 de Janeiro, foram entregues os prémios PlayStation Talents 2019.

No espaço Suspenso com vista sobre uma das zonas mais históricas de Lisboa, os 10 estúdios que este ano concorreram para os prémios oferecidos pela Sony PlayStation Ibérica e estiveram presentes no espaço do Indie X durante o Moche XL Games World. Os prémios foram apresentados por Diogo Valssassina que com humor entreteve os convidados e os membros que produziram os jogos a concurso:

Blattaria: um jogo de aventura point ‘n click totalmente desenhado à mão que acompanha a vida de uma barata à procura do seu pai;

Back Then dos Outriders & RP Studios: um jogo narrativo de exploração na primeira pessoa onde a ação decorre num lar de idosos e se vive a história através dos olhos de um doente de Alzheimer numa cadeira-de-rodas;

Oirbo do estúdio ImaginationOverflow: um metroidvania com um grande foco na resolução de puzzles onde se controla um pequeno robot chamado Oirbo por diversas áreas com perigos e obstáculos distintos;

Little Goody Two Shoes do estúdio AstralShift: Coloca os jogadores na pele de Elise, num RPG de fantasia que decorre ao longo de 1 semana e cujas decisões que tomadas pelos jogadores têm consequências na história;

Prism Seekers do estúdio Biga Forti: um puzzle platformer cooperativo onde os jogadores controlam dois personagens com habilidades únicas ligadas ao conceito de luz e sombra;

Chronos do estúdio Team Chronos: um jogo de plataformas desafiante com mecânicas de desaceleração do tempo;

Closer to Me do estúdio Lewk Inc.: um jogo de aventura onde o protagonista – um rapaz afetado mentalmente pela morte dos seus pais – tem de resolver uma série de puzzles para desvendar as suas próprias memórias;

FTW: For The Warp dos Massive Galaxy Studios: é um roguelike com elementos de deck-building passado no espaço, onde as galáxias são geradas proceduralmente;

Controller King dos Not a Game Studio: um rhythm game onde dois jogadores partilham o mesmo comando DualShock 4 e através de um duelo divertido;

Lost Transmission: um jogo de exploração espacial cujo mote reside na investigação de uma lua longínqua recém-descoberta para identificar os seus recursos;

O primeiro galardão, o Prémio Imprensa, votado por vários membros dos media foi dado ao jogo Prism Seekers da Biga Forti pelas mãos de Nuno Casaca e João Lopes da Sony Portugal. A Biga Forti também foi presenteada com o prémio de melhor utilização da plataforma PlayStation, este prémio foi dado por Marco Bettencourt, CEO da RedCatPig Studios vencedor de melhor jogo em 2018 com KEO.

O Melhor jogo infantil ganho por Controller King da Not a Game Studio foi apresentado pelo Dr. Ruy de Carvalho da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, enquanto a Protolith recebeu o troféu de melhor arte por Blattaria, oferecido por Rogério Ribeiro, director do Fórum Fantástico.

Bernardo Gaeiras da Fab Lab Lisboa deu o titúlo de mais inovador a Chronos da Team Chronos e Little Goody Two Shoes do estúdio Astral Shift recebeu o prémio de melhor narrativa depois de um belo discurso cómico do argumentista e escritor Filipe Homem Fonseca que rivalizou o humor de Valssassina.

Um dos últimos galardões. O prémio Games for Good dado por Bruno Silva, da Universidade Europeia – IADE  foi oferecido ao jogo com maior impacto social na sua temática foi dado a Back Then dos Outriders.

Liliana Laporte e Jorge Huguet da Sony PlayStation fecharam a noite com a entrega do prémio PlayStation Talents 2019 no valor de €10.000, um escritório para desenvolvimento do jogo, €50.000 em campanha publicitária e todo o apoio da Sony PlayStation no seu desenvolvimento também para Back Then dos Outriders, que ganhou o tão esperado prémio que teve como nomeados FTW: For The Warp, Prism Seekers e Chronos

Esta iniciativa da PlayStation já conta com a 5ª edição e mostra-se cada vez mais um marco no desenvolvimento de jogos indie em Portugal apostando no talento nacional e nos pequenos estúdios que por cá fazem o seu trabalho.