Se há uma coisa comum nos homens é que dentro deles há sempre um treinador de bancada e um engenheiro/arquitecto de passeio. Esta qualidade é aumentada com a idade e é mostrada muitas vezes numa das minhas páginas de Instagram favoritas Velhos nas Obras ou em qualquer obra na rua onde vemos alguém a olhar com ar desaprovador. Para o engenheiro/arquitecto interior de cada um existem vários jogos que nos permitem dar asas à nossa genialidade de construção e design, um dos mais recentes que tivemos oportunidade de analisar foi o port para Nintendo Switch de Bridge Constructor Ultimate.

Explicar o conceito de Bridge Constructor é provavelmente o mais simples que alguma vez tive de fazer nas centenas de reviews que escrevi aqui. Temos que construir pontes. É isso.

Bridge Constructor Ultimate Edition é um puzzle game, simples mas eficaz. A cada nível é-nos proposto um cenário para atravessar. Literalmente. São-nos providenciados materiais como madeira, aço, betão e cabos e um orçamento, cabe-nos construir uma ponte funcional para a passagem de carros no mínimo ou camiões na melhor hipótese. Isto é mais fácil dizer que fazer porque as limitações de orçamento e materiais implicam que há uma construção ideal que permite a passagem de qualquer veículo e depois há aquelas que eu faço na base do sustentável o suficiente pelo orçamento mais barato.

Estas construções tão arriscadas que mesmo assim funcionam metem-nos na ponta da cadeira quando as testamos. É intenso ver algumas peças ranger e dobrar até ao limite das leis da gravidade e outras da física, código penal e da ordem dos engenheiros até ao suspirar de alívio quando resistem contra todas as expectativas. Estava à espera de um puzzle game mais calmo e suave mas aqueles momentos em testamos os nossos desenhos são muito mais tensos do que pensava. Não faço ideia porquê tendo em conta que são apenas animações mas na verdade fazem. Com o passar do tempo aprendemos a fazer pontes melhores, a utilizar os desenhos com mais estabilidade. O risco está lá sempre mas cada vez menor e torna-se cada vez mais divertido arriscar no desenho da construção, não porque não sabemos fazer mas porque queremos fazer algo diferente.

Bridge Constructor Ultimate Edition vem com extras incluídos como “Slopemania” e “Trains” que dão desafios novos ao jogador. Seja por colocar comboios  ao barulho ou inclinações para dar saltos que é fixe mas não me parece propriamente seguro de um ponto de vista da proteção civil. Este jogo foi muito mais divertido do que esperava, não é algo essencial mas vale a pena ser comprado pelos fãs de puzzles de construção.