Durante uma fase da minha vida fui um estudioso/praticante das religiões orientais, estes estudos passaram numa curta estadia no sudeste asiático onde fazia meditação em vários templos e aprendi bastante sobre mim mesmo, mas também sobre as religiões do mundo. Talvez a melhor altura tenha sido na ilha de Penang na Malásia, em particular em Pitt Street (também conhecida como Rua da Harmonia por ter a poucos metros uns dos outros uma igreja, uma mesquita, um templo taoísta e um templo hindu). Foi aí que tive longas conversas sobre Samsara com alguns monges em que me foi explicado todo o ciclo interminável do nascimento, vida terrena e da morte física e como este ciclo é repetido por tudo o que é material. Areia Pathway to Dawn, dos brasileiros Gilp Studio está carregado de influências e referências a Samsara e onde tal como na vida, o importante é o que podemos retirar do caminho até ao fim.
O que é Areia?
a·rei·a
(latim arena, -ae, areia, terreno arenoso, arena, anfiteatro)
substantivo feminino
- Substância mineral pulverulenta ou granulosa
E também é algo que algumas pessoas odeiam como é explicado num dos piores diálogos da história do cinema
Areia, também é um jogo. Não é um jogo divertido, não tem acção nem puzzles complexos, mas é um belo jogo numa vertente de experiência. Todo o jogo tem semelhanças a Journey, é aberto, num deserto, e acaba por ser uma viagem espiritual. Há algumas partes semelhantes a um platformer 3D mas nada altamente complexo ou que não seja contornável.
Areia não tenta colocar-nos obstáculos à frente tenta sim dar-nos um espaço aberto para explorar e aprender sobre o personagem e talvez sobre nós. O ambiente, a música, os efeitos sonoros e até tudo o que se pode fazer é quase meditativo, as influências religiosas são fortes, acabamos por estar a fazer a regeneração de alguém, seguir o seu caminho espiritual algo que não é fácil fazer na realidade e muito menos num videojogo. Mesmo assim foi conseguido aqui e por isso levam os parabéns e talvez até consigam mudar a opinião de Anakin Skywalker sobre areia. Não podemos minimizar o jogo chamando-lhe um clone de Journey mas sim uma homenagem.
Areia é uma aventura na calma e na meditação com fortes influências “Budistas”* para quem não quer um jogo com pressas juntando-se a uma longa lista de grandes produções indie brasileiras como Horizon Chase Turbo e Sword Legacy Open, entre outros.
*Budismo é utilizado entre aspas por ser um termo mais comum de compreensão já que as suas influências e conceitos tal como Samsara são partilhados entre o Hinduísmo, Jainismo, Budismo e Sikhismo entre outras religiões.