Se há coisa que adoro são trocadilhos linguísticos. Seja em que língua for, desde que a perceba. E o título de Spaß Taxi faz um pequeno jogo de palavras com aquela que a mais humorística das línguas e dos povos com mais piada no mundo. O alemão. Spaß (lê-se Xpásse) quer dizer “diversão” nesta bela e melodiosa língua mas também é muito semelhante foneticamente com o inglês “Space”, em particular com Space Taxi, o jogo de C64 da primeira metade dos anos 1980.
Mais que uma cópia inspirada em, Spaß Taxi é uma carta de amor ao Space Taxi original, pegando no seu cerne e modernizando-o, tornando-o mais acessível ao jogador comum dos dias de hoje. As mecânicas foram adaptadas ao que estamos habituados, algumas coisas foram retiradas outras acrescentadas. É um pouco como olhar para um avô e um neto, ou um pai e um filho e dizer que são a cara chapada um do outro, mas o mais novo é muito mais hábil face às novas tecnologias e ao mundo do século XXI.
Spaß Taxi é uma espécie de moon lander, temos que controlar o nosso táxi voador em níveis de ecrã único em que temos que apanhar passageiros e levá-los de A a B o mais rápido e com menos dano possível. Com o avançar dos níveis a dificuldade vai subindo com cada vez mais obstáculos para evitar e mecânicas para tirar proveito mas sem nunca ser frustrante demais.
Como homenagem a um jogo do passado está com uma produção excelente, a modernização do mesmo é um exemplo para outros devs que queiram fazer uma adaptação de um modelo clássico, e nisso, Spaß Taxi tem bastante valor. Como diversão… vamos só dizer que é o modelo alemão de diversão, mesmo assim é algo que se pode dar uma olhada.