Neste momento particularmente complicado muitos de nós estamos em casa em tele-trabalho ou simplesmente em casa cuidar dos filhos enquanto até esta crise pandémica esteja mitigada.

Há muita coisa que nos pode ajudar a distrair, os costumeiros bons velhos amigos dos livros, os filmes e séries, rádio, as tarefas caseiras e sobretudo os videojogos. Cada uma destas coisas ajuda-nos abstermo-nos dos problemas e a passar o tempo, os jogos em especial ajudam-nos a viajar um pouco mais longe.

Há uma grande variedade de jogos que nos podem ajudar a distrair, há de todos os géneros, uns ajudam mais a sair fora da da realidade outros são mais relaxantes e casuais, uns agem mais como relaxantes para a ansiedade outros menos, o que interessa é haver para todos os gostos.

Mas não era isso que me queria focar, nesta altura já andamos a pegar em muitos jogos que tinha-mos ainda por terminar no nosso catalogo acumulado em anos!

Mas e agora quando terminar o estado de emergência e todos nós pudermos sair de casa mais à vontade?

A resposta não é tão simples quanto isso porque o vírus vai continuar por ai e até estarmos todos imunizados pode levar 1 a 2 anos para podermos levar uma vida normal, a que levávamos antes de começar esta crise.

Por isso temos que estar conscientes que muitos dos nossos hábitos normais não vão voltar tão cedo e teremos que estar alerta por mais um bocado. Fica então a lista de jogos que recomendo para nos prepararmos mentalmente para a altura que sairmos de casa mais regularmente:

State of Decay

O mais óbvio o State of Decay, o tema é o cliché do habitual muito na onda do The Walking Dead ou Z Nation.

Após um desastre apocalíptico que destrói a civilização, os sobreviventes terão que procurar por recursos pelas cidades abandonadas, com a agravante que o perigo a cada canto e a cada esquina vai tornar a tarefa bastante difícil.

O jogo baseia-se na gestão de comunidades, essas necessitam de vários bens para sobreviver, bens esses que temos que os trazer para a comunidade, seja medicamentos seja alimentos, armas, munições etc.

Mas como seres humanos que são, não vivem só de alimentos, a componente social é importante e gerir o estado mental de cada membro da nossa comunidade é tão ou mais importante para não sermos apanhados por mortos-vivos quando estamos meio que perdidos nas ruas à procura de bens essenciais!

Project Zomboid

Escolhi este jogo por algumas razões, a primeira é porque nem todos possuem um bom computador que corra os jogos mais recentes, a segunda razão é porque o tema continua tão relevante ou mais que o primeiro jogo da lista.

O jogo começou por ser um projecto indie sem grandes aspirações, nascido do ceio da comunidade “open-source” e que se foi desenvolvendo ao longo dos anos para se tornar possivelmente o jogo mais completo deste género já cliché.

Abandona os gráficos 3D realistas dos jogos actuais e adopta a abordagem mais técnica que vemos em muitos RPGs onde todos os pormenores contam para a experiência do jogador.

O balanço da nossa personagem está nas nossas mãos, todas as habilidades têm o seu lado positivo e negativo, obrigando-nos a pensar muito bem as características que queremos desenvolver no nosso personagem e aceitar que teremos que carregar connosco defeitos e fraquezas em detrimento de mais valias e dotes.

A perspectiva isométrica pode não agradar a todos mas dá um diferente estilo e ambiente ao jogo, a complexidade é desafiante e recompensadora. Muitos pormenores que teremos que viver estas semanas e meses, em analogia e que estão inseridas em muitas outras mecânicas, têm aqui um paralelo nas nossas vidas.

O importante de lavar as mãos quando voltamos de casa a fim de evitar o contagio, o evitar as multidões, o escolher meticuloso das nossas prioridades, seja a procurar recursos seja nas idas e voltas do trabalho.

Tudo isto é o motor base deste jogo, a micro-gestão que nos pode salvar a vida.

Sheltered

Hoje temos muitos jogos similares, mas Sheltered na minha opinião é o mais completo, a sobrevivência é o tema base.

Em Sheltered temos outro jogo de micro-gestão mais centrado nisso, constituímos uma família que tem de sobreviver num bunker. Tal como hoje estamos em casa a evitar sair só para o essencial.

A batalha passa-se nesse ambiente fechado e constrangido, tudo é essencial e basta um elo fraco para ser o nosso fim. A higiene é tão importante quanto cuidarmos da nossa sanidade mental, sobre tudo isso, a procura de alimentos não é o mais importante: tudo é importante.

Mas é na obtenção de bens como alimentos, medicamentos e outros utensílios que corremos o maior risco, lá fora o ambiente é hostil, não podemos sobreviver no exterior muito tempo pelo ar com poluição e extrema radiação.

Outro perigo, talvez ainda maior, são os outros sobreviventes que vão ver em nós uma presa para saquear ou simplesmente servir para os nossos propósitos sádicos. O jogo está disponível em varias plataformas como Steam, PSN, XBL e até em Android e IOS, passei uns tempos a joga-lo, não é fácil, basta um simples erro para deitar tudo a baixo.

Um esquecimento crucial como alimentar o gato da família que morre de fome e ai teremos dois problemas, a moral das nossas crianças desce e as pragas dos ratos começam a ser mais frequentes, e estes que nos roubam a comida, contaminam a comida, trazem piolhos e doenças etc…

Um bom jogo para aprendermos a planear bem a nossa vida e termos mais foco nessa tarefa.

Fugindo ao tema, e nas estradas?

Quando a quarentena for levantada as ruas e as estradas vão voltar a ficar mais frequentadas, os primeiros dias poderá ser uma grande confusão. Um joguinho de corridas pode ajudar a melhorar o nosso sistema circulatório e capacidade de controlo e concentração.

Mas o problema é que muitos de nós agora estamos todos enferrujados ou com tiques de condutor de domingo! Pensei num jogo em especifico o Burnout Paradise, recentemente teve um “remaster”, é acessível e bastante divertido.

Ao contrário dos anteriores jogos da série não é o objectivo partir o carro todo como os outros à nossa frente, se bem que isso continua a dar pontos, obriga a uma condução mais cuidadosa porque os reparos na oficina são caros!

Muitos de nós quando tivermos essa liberdade vamos pegar no volante para ir passear e tudo irá parecer um paraíso, mas não fujam da realidade, porque as regras do transito são para cumprir!

Forza Horizon 4 é também uma boa alternativa, que vos calhar mais ao gosto e jeito pessoal.

Bem se calhar será melhor algo mais calmo como um simulador?

Euro Truck Simulator 2 pode não ser ao gosto geral mas tem um niche de seguidores, se não pensarmos na fortuna de DLCs e ficarmos pelo jogo base já é de si uma ocupação boa para ficar em casa darmos é uma boa homenagem aqueles que não pararam estas semanas para podermos continuar a ter bens nos super-mercados.

E a Sustentabilidade?

Esta crise também nos trouxe coisas boas com que pensar, a produção local é muito importante porque alem de desenvolver as regiões, é amiga do ambiente, a forma como isso funciona é simples, se consumirmos produtos locais a pegada ecológica será menor, pois os recursos gastos no seu transporte mais distribuição são menores.

Isso lembra-me o Stardew Vally, hoje mais do que nunca somos obrigados a adaptar-nos e é com a mudança brusca da vida que nos acostumamos que temos a oportunidade em aprender coisas novas.

E é mesmo essa a premissa do jogo, um rapaz da cidade vai viver para o campo, aprende o estilo de vida do seu Avô que lhe deixou uma quinta para cuidar.

Não é só isso, uma vida de aldeia é diferente, todos estão dependentes uns dos outros, e isso é bom, aquele distanciamento social muda-se para uma maior proximidade, novas relações, novas formas de pensar a entreajuda, troca de bens e conhecimentos, melhor que isso cada produto e serviço é carinhosamente feito por nós ou por alguém chegado.

É uma completa aventura, e está cheia daquela positividade que necessitamos para enfrentar estas semanas cruciais.

Mas e se tudo correr mal e caminharmos para uma Anarquia?

Tenho a solução: isto vai-vos enrijecer, vai ser difícil, mas vão sair daqui com uma mentalidade de betão armado!

RUST

Bem vai ser um caminho difícil. Será um jogo que vou querer desenvolver mais noutro artigo mas aqui fica a tentativa de resumir a intenção. Primeiro que tudo não é um jogo para todos, assumo isso mais do que ninguém conhecedor que sou do jogo desde que saiu.

Não existe paralelo, muito embora tenha sido influenciado por outros e vice-versa. Em muitos aspectos: é único. A sobrevivência é o core do jogo, não tem história, pelo menos para já. A história ou as histórias somos nós que as fazemos e tenho muitas para contar, mais tarde.

Resumindo, além de termos de procurar comida, temos que ter uma casa para proteger os nossos recursos, andamos a vaguear por um mapa grande com áreas de diversas características, os chamados biomes, que significa segundo descrição da wikipedia:unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macro-clima, a fito-fisionomia, o solo e a altitude, dentre outros critérios“.

É um jogo de PVP e PVE, estaremos sempre em conflito ou evitar conflito com outros jogadores, pelos recursos limitados. A paranóia domina a mentalidade, é difícil saber em quem podemos confiar, o provável e o melhor é mesmo não confiar em ninguém, dado que a maioria dos jogadores segue a abordagem de saqueadores.

Claro que isso não impede de ninguém de ter o seu estilo de jogo, uns preferem andar a caçar outros jogadores, outros preferem andar escondidos e evitar contactos. Outros preferem a abordagem mais diplomática ou comercial, outros podem simplesmente fazer um certo roleplay, outros ainda podem dedicar-se apenas à construção.

É um jogo livre, tem múltiplos servidores os mapas nunca são iguais, e sobretudo somos livres para o que nos der na telha.

Obviamente que, estarmos sempre alerta para um perigo escondido numa esquina dum edifício, ou num qualquer arbusto é essencial para nos mantermos vivos.

Vai ser divertido… para alguns, prometo. E tenham em atenção à saída de casa pode haver alguém à espera!

Quando puderem sair lembrem-se, por favor o perigo ainda não passou e para evitarmos uma segunda vaga é importante mantermos a maior parte das recomendações da DGS: lavar as mãos, usar máscara, distância segura dos outros e pouco contacto social!

E claro não façam como no jogo Mount Your Friends, sabemos que estão desejosos de sair para os copos com os amigos mas contactos assim tão coladinhos uns aos outros ainda não!