É inegável que os protestos um pouco por todo o globo do movimento Black Lives Matter têm reacendido a discussão sobre o racismo sistémico que infelizmente ainda coabita com as sociedades modernas. E ao contrário do que diz o líder da oposição portuguesa, até no nosso País o racismo ainda mostra a sua face, mesmo nas pequenas coisas e nos pequenos gestos.

A pensar nesta causa, o itch.io e cerca de 1200 criadores de videojogos, juntaram-se para criar um bundle que inclui mais de 700 jogos, todos DRM free, e que podem ser adquiridos pelo valor mínimo de 5€. Há neste bundle de 700 e muitos títulos que por si só já valem mais do que esse valor mínimo, como Celeste, Night in the Woods, Overland, Octodad, A Mortician’s Tale, e até inclui jogos portugueses, como o finalista do Indie X 2019 Whipped and Steamy, Cosplay Café, entre muitos outros, tantos que nem temos ideia das maravilhas que por aqui estão escondidas.

No momento em que escrevo este artigo o bundle já amealhou cerca de 4,7 milhões de dólares, e está muito próximo de atingir os almejados 5 milhões. O valor por inteiro será dividido a meio por duas instituições: a NAACP Legal Defense and Educational Fund e o Community Bail Fund.

O Bundle for Racial Justice and Equality é uma excelente iniciativa que pode ser encontrada aqui, com um contributo para uma casa que está na ordem do dia e que precisa de ser debatida.