Intel reforça liderança no mundo Gaming

Vamos diretamente ao assunto. Os Intel 10ª geração são bons para Gaming? SIM!

A Intel reforça a sua liderança no mundo gaming com a chegada dos novos processadores Intel de 10ª geração. Com eles chegou também a possibilidade de melhorias de desempenho em computadores. O grande exemplo é o novo processador i5-10600K que consegue um desempenho em jogos muito similar ao topo de gama i9-9900k e que tem um preço quase 2 vezes superior. Atenção, estamos apenas a falar de desempenho em jogos, pois o i9-9900K, devido às suas 8 cores e 16 threads continua a ter o melhor desempenho em multitasking, rendering de vídeo ou imagem e streaming por exemplo.

No entanto, a chegada do hyper-threading aos processadores Intel abre todo um novo mundo de possíveis utilizações para os processadores i5 e até i3. Assim, é seguro dizer que os novos Intel i5 são uma excelente opção para os que procuram um bom computador para gaming sem gastar muito dinheiro e sem perder aquela qualidade que todos procuramos para os nossos jogos.

Intel reforça liderança no Gaming

Os novos processadores Intel de 10ª geração deixam de lado o socket 1151 ao qual nos habituamos nos últimos anos. Damos assim as boas vindas ao novo socket LGA 1200 que trás consigo, como acima mencionado, mais cores e o hyper-threading, uma característica que teve muito sucesso nos concorrentes AMD Ryzen.

Com este aumento de cores e de threads nos novos processadores, seria de esperar que estes acompanhassem a tendência das anteriores gerações Intel e viessem com problemas de aquecimento. Um problema comum nos processadores de alto desempenho da Intel que tem levado os utilizadores mais hardcore a fazer delid aos seus processadores desde a 7ª geração com os i7-7700K. Mas, felizmente, este não parece ser o caso com a 10ª geração de processadores Intel. Os engenheiros da Intel, afinal, parecem não andar a dormir e conseguiram reduzir a espessura do chip aumentando assim a carcaça e a sua componente de dissipação de calor.

Intel reforça liderança no mundo Gaming

No entanto, estes novos processadores não são só coisas boas. A Intel não atualizou os seus coolers, que continuam assim com uma imagem nada moderna e que deixam muito a desejar numa altura em que a maioria das caixas tem painel lateral em vidro ou acrílico. Também como acontecia em outras gerações, os processadores com a terminação “K” ou “KF” não vêm com cooler, o que significa que vamos ter de gastar pelo menos 50€ ou mais num. Assim o Processadores da AMD Ryzen acabam por ficar muito mais em conta pois já vêm com um bom e bonito cooler.

Intel reforça liderança no mundo Gaming

Com a chegada deste novo socket chegam também as novas motherboards, estas são as Z490, H470, B460 e H410. Como em gerações anteriores, apenas as motherboards “Z”, neste caso a Z490, estão preparadas para overclock. Sendo estas a escolha correta para os que compram os processadores “K” ou “KF”, como por exemplo o i5-10600K ou o i7-10700K, também estes desbloqueados e preparados para overclock. Sendo as restantes características das novas motherboards muito semelhantes, exceto nas mais baratas H410 que não suportam Intel Optane, Intel Smart Sound, e que não vêm com Wi-Fi. Estas são por norma mais comercializadas em formato micro-ATX e por isso também têm menos portas SATA, USB, PCIe, menos ou nenhum slot M.2 e também apenas 2 Slots DIMM com capacidade máxima de 64 GB.

As memórias continuam no entanto a ser uma constante nesta nova geração que funciona apenas com DDR4 como tem vindo a acontecer em gerações anteriores. Isto é um ponto forte a favor desta nova geração, que fica assim mais apetecível para os que pretendem fazer um upgrade ao seu computador e já têm memórias DDR4 na sua máquina atual.

Por isso termino como comecei: a Intel é a melhor opção para quem quer um computador para jogos, e com esta nova geração reforça liderança no mundo Gaming.