Caçada Semanal #223

Muitas vezes quando fazemos estas caçadas o mais complicado é ver uma linha comum que junte o texto numa unidade coesa, tal como um bom molho liga todos os ingredientes dum prato. Mas às vezes não há maneira de ligar pastéis de bacalhau com salada de polvo e batatas fritas, portanto a única coisa a fazer é uma petiscada de jogos.

Spirit of the North [PC, Switch, PS4]

Começamos com o King in the North, desculpem Spirit of the North. Apesar de se passar no norte, nas belas paisagens da Islândia controlamos uma raposa ao invés de um Direwolf para explorar a história e terrenos neste jogo.

É muito difícil jogar Spirit of the North sem o comparar a Lost Ember porque os dois são muito semelhantes, sendo a maior diferença que neste não tomamos conta de animais mas transformamo-nos num espírito para resolver alguns dos puzzles que nos farão avançar. De resto é quase a mesma coisa, temos um ambiente semi-aberto onde vagueamos e vamos descobrindo uma história aos poucos. Desvendando uma narrativa sem palavras faladas e muito poucas escritas.

O jogo é calmo, com alguns puzzles mais frustrantes que desafiantes mas no seu todo é uma obra de relaxamento ao invés de um jogo de acção.

Spirit of the North é uma boa viagem para quem gostaria de ver as belas paisagens geladas sem sair de casa, além disso é um jogo acima de razoável.

Spirit Oath [PC]

Já que falamos em espíritos, passemos então para Spirit Oath um RTS muito original feito pela Triangle Square e que está ainda em Early Access.

Quando pensamos em RTS há uma fórmula comum no jogo, temos um terreno e recursos para construir e desenvolver as nossas bases e exércitos, certo? Spirit Oath tem um mentalidade diferente, ou poderemos até dizer que tem outro espírito.

Aqui quase não temos terreno e vamos, pouco a pouco acrescentando peças ao chão, como se estivéssemos a adicionar quadrados a um tabuleiro de xadrez e as combinações de peças que fazemos criam torres que por sua vez criam espíritos para atacar os nossos inimigos. É fácil de perceber a teoria no jogo, mas não é fácil de ganhar, muitas vezes a nossa velocidade é a chave de tudo onde uma peça mal colocada ou selecionada tarde demais pode deitar tudo a perder.

Spirit Oath está bem avançado para algo em Early Access mas ainda precisa de algum trabalho, mesmo assim é digno de manter debaixo de olho no mínimo porque pode deixar alguns fãs de RTS apaixonados pela sua diferença.

About Love, Hate and the Others 2 [PC, Mac]

E já que estamos a falar de estados de espírito, olhemos para o Amor, o Ódio e os outros que fazem parte do espectro de emoções humanas.

About Love, Hate and the Others 2 é, como o nome indica a sequela de um puzzle platformer 2D onde controlamos dois personagens, o Amor e o Ódio. Nos cenários podemos disparar estas emoções para os outros personagens que lá estão para que façam algo, o Amor trá-los para nós, o Ódio afasta-os (duma maneira generalista, nada é assim tão simples porque há pessoal maluco na base do quanto mais me bates mais gosto de ti, figurativamente falando).

Neste passamos de 2D para uma espécie de 2.5D com uns gráficos mais trabalhados e uns puzzles mais elaborados, mas na sua essência, continua a ser o mesmo jogo. Usa aquela máxima de Hollywood no que diz respeito às sequelas que é “façam a mesma coisa que fizeram no primeiro mas com um orçamento maior”.

About Love, Hate and the Others 2 é giro, não é obrigatório e há muitos jogos que fornecem algo semelhante senão exactamente o mesmo por um valor mais barato. Basta olhar para o original para ver isso. Mas isso não quer dizer que não valha a pena comprar.