Quando olhamos para estúdios de animação que parecem não criar nada que esteja abaixo do Bom ou do Muito Bom, podemos olhar para os EUA com a Pixar, o Japão com Ghibli e a Europa, mais particularmente o RU, com Aardman. 

Os históricos criadores de Wallace & Gromit que têm até hoje com Chicken Run o record de bilheteiras para um filme em stop-motion vão amealhando de lançamento em lançamento novos filmes para figurarem na História. E são os estóicos resistentes de um género e uma técnica que parece ter caído em esquecimento em detrimento do CGI.

Para quem tem filhos pequenos, Shaun the Sheep (A Ovelha Choné em português) ou Timmy Time (que está no Netflix) são decerto velhos conhecidos. No caso de Shaun, é uma surpresa vermos um spinoff da série Wallace and Gromit assumir a importância em termos de franchise que a série atingiu, mas é algo que facilmente se justifica com a grande qualidade do estúdio.

Para além do seu lugar de ouro na História do cinema de animação, a Aardman tem feito ao longo das últimas duas décadas adaptações dos seus filmes e séries. Home Sheep Home: Farmageddon Party Edition, que eu desconhecia já ter sido lançado em 2014 no PC, mas que teve a sua estreia na Switch no final de 2019.

Ao contrário do que se esperaria, este Home Sheep Home: Farmageddon Party Edition não é feito em stop-motion, mas sim em animação tradicional. Um jogo que tem o seu quê de party game (ora não fosse o título enganar) mas também de puzzle platformer ao estilo de 3 Lost Vikings. Ou seja, cada uma das três ovelhas (Shaun, Shirley e Timmy) têm características diferentes que devem ser combinadas para ultrapassar cada um dos puzzles de Física de um ecrã apenas, que parecem mais simples à primeira vista do que são na realidade.

Esta componente de sequência de puzzles pode ser jogado a solo, em que vamos trocando o controlo das ovelhas, ou com mais jogadores. 

Para além do desafio interessante que estes puzzles são, e que podem representar uma óptima porta de entrada para os mais novos em termos de puzzle platformers, já que têm de gerir e compreender as capacidades de cada uma das ovelhas para terem sucesso, existe também o segmento de party game multiplayer que é uma risota pegada.

Os mini-jogos no modo party game não são muitos, mas com o traço manual das animações e dos cenários do mundo de Shaun, tudo ganha uma vida e uma dimensão hilariante.

Existem os habituais mini-jogos de desporto, como futebol e voleibol, mas também modos em que temos de tentar ficar o mais acima possível numa lixeira que se está a afundar, ou uma encenação dramática em que temos de impedir que o céu (ou um estrado) no caia na cabeça.

Aqui em casa este Home Sheep Home: Farmageddon Party Edition tem sido uma fonte de valentes gargalhadas neste modo party game, com o meu filho e eu a fazermos verdadeiros campeonatos de galhofa do mundo da consagrada Ovelha Choné.

Existe uma óbvia aura de casualidade em Home Sheep Home: Farmageddon Party Edition, e pela fraca rejogabilidade e longevidade, seria de esperar que tivéssemos uma pior opinião sobre o jogo. Mas por 9,99€ é um excelente party game para ter em casa e que nos vai dar umas valentes horas de diversão com os mais novos, onde podemos jogar com a diversão dos mini-jogos, ou com o desafio cooperativo dos níveis de puzzle.