Começa o verão e começam as promoções sazonais. A mais esperada é no Steam, mas a concorrência também as faz antes durante ou depois podemos ver promoções em todo o lado, no GOG, na Ubi Store, no Origin, na Humble Store etc.

Se há boa altura para gastar o dinheiro é agora ou no Natal, a outra época de grandes saldos. Seja por termos baixo orçamento, seja por causa da crise ou seja porque queremos ser poupadinhos ou porque a avareza está no nosso sangue!

Bem claro a primeira dica é esta: esperar para comprar só pela altura dos saldos! Mas nem sempre a altura dos saldos pode ser a melhor, ao longo do ano, dos meses e todas as semanas inclusive há promoções, e muitas das vezes estamos distraídos e passa-nos ao lado uma boa promoção ou até uma boa Borla!

A dica mais importante para estarmos a par das promoções que vão ocorrendo sem ter que estar permanentemente com o Steam ligado é recorrer a sites que agregam essa informação, não apenas do Steam mas também de outras lojas.

O PC é a “plataform” que permite mais poupar e como há muita oferta torna-se fácil escolhermos as promoções de cada loja, da mesma forma como fazemos nos supermercados onde andamos dum lado para o outro com cupões de desconto, mas com a vantagem que comprar jogos digitais não necessitamos sair de casa.

Vamos começar. As comunidades e os sites são o primeiro ponto de partida se não queremos estar a perder muito tempo nas próprias lojas.

A pagina do reddit Game Deals vai recebendo actualizações das ofertas diárias, seja nas lojas sejam bundles, PCs e consolas incluídas.

Há também sites especializados, o Epic Bundles tem uma secção só de promoções e vouchers, e também de borlas, porque melhor para poupar do que não gastar um tostão sequer.

Similar tem outro site especializado e que agrega informação se lojas legitimas:

E se subscreverem a página do Facebook vão receber as notificações das promoções mais fresquinhas para que nunca percam uma oportunidade.

Outra regra importante de devem seguir é a de verificar se a promoção actual foi de facto a mais baixa, pois o jogo pode não estar no seu valor mais baixo e eventualmente ter outra promoção mais tarde a uma valor mais baixo.

Como podem ver neste exemplo o jogo Witcher 3 já esteve em muitos altos e baixos, e o corrente preço está no mínimo.

Para isso temos o SteamDB que nos dá o histórico de preços dos jogos.

Evitar comprarmos um mau jogo ou um jogo que eventualmente não vamos gostar de jogar, também faz parte do processo de poupança e para isso tem novamente de recorrer às comunidades e perder algum tempo a ler as opiniões sobre o jogo que estamos a pensar adquirir.

A comunidade do Steam é também útil pois tem analises de quem comprou e jogou o jogo, a dica está em filtrar pelas analises de quem jogou mais horas e tem maior feedback da comunidade.

Ler as tradicionais analises da imprensa também ajuda, a Rubber Chicken analisa muitos jogos e pode ser que tenhamos dado a nossa opinião sobre o jogo que pretendes adquirir.

Por fim e não menos importante os curadores do Steam, lá podem ver recomendações feitas por grupos, e lá nós temos o nosso curador, e até somos dos maiores grupos de curadores portugueses, ultrapassados apenas pelo grupo do Benfica.