Há por ai muito jogo de clicar e apontar (point n click) com puzzles, mas este é um puzzle que por acaso também tem um jogo de clicar e apontar.

O jogo é Português desenvolvido pela Once A Bird, foi um dos finalistas nacionais do Indie X 2019 e que mereceu receber de forma partilhada com Decay of Logos o prémio de Melhor Jogo Português.

Outsider: entrevista a Ricardo Moura

A abordagem é diferente da grande maioria e dos típicos jogos de puzzles: tem uma história por detrás e cada patamar de solução vai abrindo novos caminhos, cada um mais complexo que outro.

Não se pode dizer que seja um conceito inovador, mas conseguiu um balanço perfeito, fazendo com que sintamos que estamos a progredir por obrigação mas por necessidade, ou mais aquela ansiedade de sabermos o que vem a seguir!

Desde o início ao fim que somos levados a um ambiente tal que nos mantém embrenhados por completo no jogo, o bom balanço está na alternância entre puzzles que necessitam duma concentração e observação, raciocínio abstracto, e outros de lógica mais matemática e calculista. De ambas as formas somos tentados sempre pela experiência de tentativa e erro.

Mas então como funciona mesmo o Jogo?

Cada secção do puzzle desmonta-se para o desafio seguinte que vai desbloqueando partes da historia que assim vai ocorrendo de forma menos linear que o habitual. Até certo ponto iremos chegar em situações que nos dá uma aparente liberdade em resolve-los por tarefas, com o objectivo comum de desbloquear o próximo capitulo que nos contará a história.

Em que consiste a história?

Somos um robot que depois de reanimado tem o objectivo cumprir a última missão deixada pelos humanos antes de desaparecerem e o mundo tal como o conhecemos chegar ao fim. O último destino passa a ser o nosso foco principal que se vai desenrolando à medida que solucionamos os puzzles.

O jogo é acessível, podem levar o tempo que quiserem e podem parar para o dia seguinte e continuar a viagem, e esperem ser avisados para não se esquecerem que o têm de terminar e desta forma não perdermos o fio à meada.

Só uma consideração: não sendo um jogo propriamente pesado é essencial que tenham pelo menos um smartphone com 2 gb de RAM para a versão Android.

O jogo está disponível para Android e iOS, é mais do que recomendado, um dos pequenos grandes prazeres que serve para isso mesmo, abstrairmos-nos num passatempo simples.

Mas tenham cuidado não se distraiam muito com ele no transporte publico!