Caçada semanal #230

Tenho andado a jogar pouco e a escrever ainda menos, mas fui lembrado que tinha estes jogos para comentar, e como a vida não é só ver o mesmo filme da Disney vezes sem conta, todos os dias ao ponto de o saber de cor, vamos lá a uma caçada bem rápida sobre:

Spaceteam VR [PC, PS4]

Alguma vez quiseram fazer parte de uma tripulação à lá Enterprise e vaguear o cosmos investigando civilizações de planetas distantes? E fazer isso num jogo VR em que todos os comandos da nave estão perfeitamente optimizados de tal modo que nos dá a ilusão de estar mesmo a viajar nas estrelas? Spaceteam VR não é isso.

É no que diz respeito ao jogo VR em que cada membro online (ou local com um jogador no PC e os outros membros da equipa em aparelhos mobile), mas de resto é um party game com intuito de divertir, sendo na falta de uma expressão melhor “aparvalhado”.

Nada contra jogos divertidos ou que não se levam a sério mas tendo em conta os apetrechos necessários para aproveitar Spaceteam VR ao máximo, fazer dele um party game parece um pouco desperdiçar recursos.

Entre as duas opções, especialmente para jogo local, que é a verdadeira definição de um party game, Spaceteam é provavelmente uma opção melhor.

What a Cluster Fight [PC, Xbox One]

What a Cluster Fight é daqueles jogos que não posso falar muito bem, mas também não posso falar muito mal porque admiro sempre jogos feitos por uma pessoa. Este também é um party game, não iria tão longe como dizer que é um clone de um Super Smash Bros mas está no mesmo estilo de arena battle em 2D.

Os jogadores escolhem o seu personagem, cada um com os seus atributos e depois é um festival de pancadaria digno de um filme do Jackie Chan. Mas com menos objectos do dia a dia e com mais espinhos e outras armadilhas.

Dentro do estilo não é mau mas também não tem nada que o destaque, para algo feito por um developer apenas está muito bom, mas não é algo que se possa dizer que valha a pena comprar já que pelo mesmo valor ou pouco mais há opções melhores.

Ur Game: The Game of Ancient Gods [PC]

Ur é um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo pelo que nos diz a história, e também o nosso “historiador” de jogos analógicos em cima da mesa, esta é mais uma versão digitalizada deste clássico.

Encarnando um Deus (encarnamos ou ascendemos à divindade? Há uma materialização ou o inverso?… Bom… não importa).

No papel de um Deus, jogamos Ur, uma corrida de tabuleiro em que tentamos garantir que as nossas peças cheguem ao final antes das do adversário numa espécie de “Grand Prix” de pedrinhas.

Não há muito a dizer sobre Ur Game, é o que é e não podia ser mais do que isso. Está bem adaptado ao sistema digital e tem piada ver figuras divinas a jogar como comuns mortais. Dos três jogos desta caçada é provavelmente o mais recomendável para quem gosta de jogos de tabuleiro do mais clássico que há.