Caçada semanal #237

A última festa a que fui foi a dos meus filhos, com o meu avô e os meus sogros em videochamada em 2 telemóveis distintos. Acho que tenho saudades de festas. Não é de festinhas, que essas até tenho recebido. É mesmo de festejar. Mas no meio de um panorama pandémico tão negro, será que há vontade para o fazer?

Os 2 indies que trazemos nesta caçada dizem que sim, que devíamos estar bem-dispostos e a entregar algum do nosso tempo a party games. E até a um jogo que é uma party de uma pessoa.  E nós, que somos bem mandados, assentimos.

Boomerang Fu [Switch, PC, Xbox One]

Diria que a simplicidade é um dos ingredientes obrigatórios de um bom party game. Algo que seja simples de pegar, de explicar, e que em poucos instantes nos permita estar a jogar e a gargalhar.

Boomerang Fu é um desses exemplos um party game/arena brawler descomprometido no qual controlamos – surpresa das surpresas – um bumerangue, e temos de derrotar os nossos adversários com ele. Como qualquer bom bumerangue, se o atirarmos em linha recta sem obstáculos pelo meio, ele eventualmente regressa à nossa mão. Se chocar com algum obstáculo, cai no chão e obriga-nos a ir buscá-lo.

Para dar um sabor diferente ao jogo, há 12 power ups bem distintos espalhados pelos níveis, que mudam não só o comportamento do nosso personagem mas também do nosso bumerangue, e que tornam cada partida bem mais diversificada do que a aparente simplicidade do jogo.

Com níveis visualmente engraçados, e personagens que são eles todos alimentos e rondas curtas mas divertidas, Boomerang Fu tem sido uma das nossas apostas para momentos curtos de diversão.

Good Pizza, Great Pizza [Switch, PC, iOS, Android]

Eu sei que estou a esticar a corda ao chamar a isto um party game, mas admito que aqui a minha referência a festa é mesmo pelo facto de que Good Pizza, Great Pizza é uma referência a pizzas, e para mim nos dias de hoje seria motivo de festa ir a uma pizzaria

Esta explicação foi rebuscada? Eu sei. Mas ainda se avizinham largos meses sem eu poder festejar e sentir-me seguro para ir a um restaurante.

Bem, Good Pizza, Great Pizza é um business sim que tomou de assalto o mercado mobile, contando com mais de 40 milhões de downloads, e que tem hoje uma segunda vida no Steam (apesar de estar ainda em Early Access) e na Switch. 

Em termos de jogabilidade este Good Pizza, Great Pizza é bastante simples: temos de ir conseguindo responder aos pedidos (por muito estranhos que eles sejam) dos clientes ao mesmo tempo que vamos controlando as nossas despesas e lucros.

As mecânicas para fazer as pizzas são progressivamente explicadas, e o nosso objectivo é tentarmos maximizar a nossa margem de lucro para podermos ir fazendo novos investimentos. Qualquer semelhança com a realidade não é de todo coincidência.

Mas é a sua direcção artística que possivelmente nos arrebata com ilustrações que tornam todo o jogo cativante. Em termos mecânicos Good Pizza, Great Pizza é muito similar a tantos outros business sims que existem no mercado, mas é o seu visual verdadeiramente único que o faz elevar-se acima dos seus concorrentes.

Pedem-nos para nunca julgar uma pizza pela crosta, mas no caso Good Pizza, Great Pizza é impossível não o fazer.