Tenho que começar com a afirmação concreta que apesar de ser divertido, Unrailed está longe de ser dos meus jogos favoritos deste ano. Sinceramente, a maior parte dos meus jogos favoritos em 2020 nem são deste ano, mas não vou entrar por aí agora. Unrailed é um jogo caótico em giro. De certa maneira e tendo a certeza que já foi feita a comparação por aí faz-me lembrar um bocado o Overcooked. Sei que é injusto comparar alguma coisa a outra que é considerada “a nova” coisa. Dizer que é o novo Zelda ou o novo Dark Souls tem tendência a fazer-nos comer as palavras porque os novos Cristiano Ronaldos habitualmente dão em Renato Sanches ou João Félix e além disso é um bocado desrespeitoso para aquilo de que estamos a falar.
Unrailed não é o novo Overcooked apenas tem a mesma aproximação caótica a uma tarefa que é partilhada por 2 a 4 jogadores em coesão. Ou nem por isso. A missão, no caso de a aceitarmos é conseguir que o comboio que não para chegue ao final do nível. Para isso temos que recolher os materiais necessários para construir a linha férrea que o vai levar de A a B, raramente em linha recta. No caso de não ser possível completar o nível e o comboio ser destruído de alguma maneira voltamos ao início (se não usarmos os checkpoints opcionais) e o jogo não reconhecerá qualquer progresso feito por nós.
A diversão neste jogo torna-se rapidamente cansativa se for jogado por períodos extensos. Em doses curtas é divertido, especialmente em local co-op. Para o online é preferível com amigos para que a comunicação seja a chave destas missões. O comboio não pára e nós também não podemos, por isso saber o que cada um está a fazer e coordenar esforços é imprescindível, por isso mesmo é que jogar a solo como bots é de evitar. Apesar de podermos ordenar-lhes funções automáticas é mais frustrante que outra coisa qualquer.
Com o grupo certo à distância ou em casa pode ser uma boa distração e fonte de muitas gargalhadas. É desafiante e original quanto baste para manter o interesse durante algumas sessões mas sem ser os níveis com algumas diferenças e um pouco mais de dificuldade é a mesma fórmula constantemente repetida, a ideia é boa mas perde o vapor a meio do caminho em vez de continuar sem parar.