Jogos cooperativos, baseados em mecânicas simples, mas complexas de dominar, têm chegado ao mercado frequentemente. Overcooked 2 e Good Job são exemplos de como ser divertido através do caos. Unrailed pertence a essa mesma família de de jogos com ideias tão simples, neste caso garantir que um comboio chegue inteiro à próxima estação.
O problema é não temos qualquer controlo sobre o comboio e o seu maquinista é mesmo chanfrado e não quer saber se a linha do acaba a dois metros de si. Este nunca pára de circular. Por isso, cabe-nos a nós, em torno do composição, continuar a construir a pista até à próxima estação, em tempo real.
Como seria de esperar, o caos é garantido, e é sobretudo um enorme teste ao trabalho sobre a pressão do tempo, levando-nos muitas vezes a parecer uma barata tonta de um lado para o outro. E não se pense que o jogo nos oferece as linhas para colocar. Teremos, tal como um puzzle, farmar as matérias-primas e construir os troços antes de os colocar no local, e isso sim, é o tal caos…
O jogo é apresentando como um tabuleiro com cenários criados aleatoriamente e tem um aspeto em tudo semelhante a Minecraft: todos os elementos, das personagens, animais ou materiais são compostos por pequenos cubos coloridos. A diferença estética do Minecraft é a perspetiva isométrica.
Assim, um comboio é composto por uma locomotiva, um vagão de mercadorias e mais dois onde vão sendo depositados os carris. Há ainda um vagão de água para manter o comboio arrefecido. O objetivo passa assim por partir pedra e cortar madeira, misturando os dois elementos no vagão de mercadorias, que automaticamente começa a produzir carris.
Claro que para cortar madeira ou partir pedra, terão um machado ou picareta para desempenhar a tarefa. Por outro lado, o comboio começa a aquecer e a arder, por isso têm um balde à mão que tem de ser cheio nos pequenos riachos ao longo do caminho para rapidamente apagar o fogo.
No papel é quase isto que compõe as mecânicas, na prática, terão de lidar com mais alguns elementos. Em primeiro lugar os recursos são escassos. Se não definirem bem uma rota mais direta possível, cavando pedra pelas montanhas, incluindo o uso de dinamite para o granito, podem ficar sem árvores em torno para cortar.
Depois é extremamente fácil ficar encurralado no cenário, pelos caminhos traçados. Por outro há animais que devem ser mortos porque se colocam no caminho. E há também personagens que nos sabotam o trabalho, seja a roubar matérias, por exemplo. E claro, o comboio vai andando e o cenário acompanha, e se distraírem, podem deixar ferramentas para trás e ficam impossibilitados de trabalhar.
Sendo um jogo cooperativo, a comunicação é vital, e ambos os jogadores podem coordenar-se em tarefas. E nessa forma aceitar desafios maiores, com percursos mais longos, desbloqueando novos elementos, tais como skins de personagens ou vagões para o comboio.
Claro que jogado online, sobretudo em partidas aleatórias, a comunicação deve ser feita através de emojis ou jogar com amigos com Discord ou outra forma de comunicar, devido ao caos. Infelizmente os servidores e o match making falharam muito durante o teste, dando erros de ligação. Ou quando encontra partidas os jogadores saem constantemente.
Mas na ausência de um amigo, podem ter um companheiro controlado pela inteligência artificial. O coitado esforça-se em fazer o que pedimos, através de um menu em radial, seja para cortar árvores ou pedra, ou mesmo arrumar os materiais para construir linhas e até colocar no sítio, embora duvide que escolha sempre o melhor caminho. Também podem ordenar para atacar os inimigos ou apagar o fogo. Este encurrala-se facilmente, mas tenta fazer o melhor trabalho.
Unrailed é um jogo estupidamente simples, mas desafiante, certamente muito divertido, sobretudo se tiverem amigos para partilhar. E é um exemplo de como a jogabilidade e as boas ideias por si conseguem entreter-nos por muitas horas. Não é muito intuitivo, mas tem breves tutoriais que devem fazer para aprender rapidamente as suas mecânicas.