Caçada Semanal #254

Provavelmente está a acontecer-vos o mesmo que a mim, mas com a necessidade de cumprir escrupulosamente com as imposições de confinamento acabamos por estar distantes da Natureza por mais tempo do que devíamos. No meu caso, as poucas passeatas que fizemos foram aqui à volta do bairro. Já tenho saudades de poder fazer piqueniques com os amigos ou de ir à praia passear. 

Enquanto isso não chega, tenho 2 indies para me levarem até lá, de alguma forma. <suspiro>

Ocean’s Heart [PC]

Alguém pediu mais um clone de The Legend of Zelda: Link to the Past? E se for um até bastante bom, já aceitam? 

Ocean’s Heart é daqueles exemplos que não esconde onde os autores colocaram o papel vegetal para traçar as suas linhas gerais. Mas pelo meio aproveita para adicionar alguns elementos novos a uma fórmula antiga. 

O mundo de Ocean’s Heart justifica o seu próprio título: um jogo passado num arquipélago onde a exploração meticulosa vai premiar os jogadores que decidam correr mais do que a linha da história principal.

Há incontáveis lugares, dungeons e segredos para encontrar para aqueles que queiram conhecer todos os cantos de um mundo que, apesar de não ser original, consegue ser detalhadamente bem desenvolvido.

Com a adição de mecânicas habituais nos jogos contemporâneos, como a preparação de poções e um sistema de upgrades de equipamento, Ocean’s Heart consegue tornar moderna a inspiração que traz de um dos grandes jogos da História dos videojogos.

Cloud Gardens [PC, Mac]

Não sei se é o jogo para se jogar no meio de uma pandemia, mas Cloud Gardens é um estranho mas relaxante jogo sobre fazer crescer plantas sobre a paisagem urbana abandonada do pós-apocalipse.

Um conceito estranho, mas interessante, que nos leva para todas aquelas galerias de imagens com as quais já nos cruzámos pela internet de vermos a Natureza a reclamar o seu espaço de locais abandonados pela presença humana.

É exactamente isso que fazemos em Cloud Gardens, no qual temos de preencher com plantas todas as vinhetas que nos apresentam em cada nível. Temos um número limitado de bolbos/sementes que temos de colocar em locais específicos, para que o crescimento de vinhas e trepadeiras preencha a maior área possível da estrutura.

Há um desafio inerente a cada nível que passa despercebido à primeira vista, que se interliga bem com a aura mais relaxante de todo o jogo.

Cloud Gardens é uma pérola escondida dos puzzle games e um dos jogos mais atípicos que podemos encontrar. E ainda bem por isso.