Bem vindo ao jogo educativo do ano, onde tens que superar plataformas, lasers, labaredas rotativas, robôs assassinos, inteligências artificiais megalómanas… e tudo em busca do tesouro mais procurado de sempre : FACTOS ALEATÓRIOS SOBRE LONTRAS! (nota: isto não é um jogo educativo)

Sabias que as bebés lontra não conseguem mergulhar ou ir ao fundo da água durante os primeiros meses da sua vida? 

SE TIVESSES JOGADO SPACE OTTER CHARLIE SABIAS!

Basicamente a Humanidade fartou-se de destruir o planeta, e em vez de resolver o problema que causou, pegou num space uber e foi para outro lado, (extremamente plausível) obviamente que os nossos amigos e amigas lontras decidem que afinal são engenheiros aeroespaciais e constroem um foguetão pelo método cientificamente conhecido por… tentativa e erro (que foi mais ou menos como os humanos fizeram, para ser sincero).

Charlie tem a sorte de estar no foguetão que efetivamente não se desintegra em pedaços após o lançamento, portanto com a sua tripulação parte à descoberta do mundo novo, tal como um pequeno Vasco da Gama intergaláctico.

Sabias que as lontras têm bolsos debaixo dos braços que utilizam para transportar ferramentas e comida? 

SE TIVESSES JOGADO SPACE OTTER CHARLIE SABIAS!

O que pelo trailer parecia mais um jogo de plataformas genérico, mostra uma enorme originalidade quando obriga Charlie a usar sempre o seu fato espacial. (Como assim não faz sentido? Alguma vez viram uma lontra no espaço sem um fato espacial? Pois).

Todo o jogo é jogado em gravidade zero, não há cá plataformas a cair e nós a cairmos com elas, caixas a voar de cima do telhado cá para baixo, ou buracos escondidos com espinhos lá no fundo. Aqui a nossa trajetória está nas nossas mãos, através do uso do pequeno jetpack nas costas de Charlie.

Sabias que as lontras enrolam-se a si e às suas crias em algas para não flutuarem para longe durante o sono? 

SE TIVESSES JOGADO SPACE OTTER CHARLIE SABIAS!

Temos então que nos aventurar por oceanos. . . de metal e tentar resolver os problemas que nos aparecem pela frente, de modo a desbloquear novo equipamento que nos permitirá aceder a novas áreas. Cada nova peça de armamento que Charlie desbloqueia ao longo dos níveis abre novos desafios e diferentes tipos de interações com o ambiente de jogo, criando uma dinâmica interessante entre o jogador e os vários elementos do nível.

Em termos de dificuldade e originalidade, penso que estará ao agrado da maior parte dos jogadores, com uma curva de dificuldade bastante bem definida, onde cada nível é mais difícil e complexo que o anterior, mas apenas o suficiente para apresentar um novo desafio, em vez de uma muralha impossível de escalar. Apesar de não ser o ideal para jogadores veteranos deste tipo de jogos (nenhum dos níveis é extremamente desafiante por si só) penso que fará qualquer jogador casual ter vários momentos de EUREKA! Até as Boss Fights são sempre baseadas em alguma estratégia que tenhamos que descobrir, para depois nos sentirmos os maiores quando a pomos em prática.

Sabias que as lontras conseguem suster a respiração por cerca de 5 minutos?

(Muito útil para mergulhar em busca de comida, ou quando vais utilizar o elevador e te esqueceste da máscara) 

SE TIVESSES JOGADO SPACE OTTER CHARLIE SABIAS!

Em termos de gráficos, história e música, nada de revolucionário, apesar de eu ter que admitir que gostei bastante do estilo gráfico, se bem que algumas animações pareciam feitas na noite anterior ao lançamento quando se aperceberam que se tinham esquecido de as fazer (Robot dos upgrades, estou a falar de ti).

O modo história demorou-me cerca de 5,5 Horas a completar, com bastante calma e tranquilidade, o que penso que seja preferível ao já comum: “vamos antes ter 20 horas de jogo, mas sem adicionar nada de novo“.

Existem ainda alguns achievements, upgrades e items colecionáveis que os jogadores mais . . . dedicados – vamos chamar-lhes dedicados – vão adorar procurar, com algumas áreas secretas escondidas em condutas espalhadas pelo jogo, portanto os vossos 12,50€ acreditem que vão render algum tempo.

Sabias que os dentes das lontras são fortes o suficiente para morder através das camadas protectoras dos ouriços do mar?

SE TIVESSES JOGADO SPACE OTTER CHARLIE SABIAS!

Aconselho vivamente a todos os fãs do género que não estejam à procura de um jogo super difícil, e também a todos aqueles que queriam ir ao oceanário ver as nossas lontras (não sei se ainda são o Eusébio e a Amália) mas ainda não conseguiram devido às restrições.