Caçada Semanal #259

Se leram a minha review ou a do Parreira, saberão que Returnal é um dos melhores jogos deste ano estranho. Um salto corajoso de uma empresa que anda há quase 3 décadas a manter o género dos schmups vivos, e que assumiu aqui neste exclusivo de PS5 um dos seus maiores saltos técnicos.

Os dois indies que trazemos hoje seguem esta tradição da Housemarque de incorporar schmups com elementos de outros jogos.

Orbital Bullet – The 360° Rogue-lite [PC]

Uma nota jocosa antes de falar deste excelente indie: caros game devs, deixem de colocar subtítulos aos vossos jogos que são descrições expositivas dos vossos jogos. Vá lá. Já sabem que eu, e toda a gente, vamos chamar apenas Orbital Bullet ao vosso jogo.

Mas mergulhemos neste Orbital Bullet, que já devem saber pelo subtítulo que é um roguelite em 360º. Resogun foi uma das grandes surpresas do estúdio finlandês a chegar em exclusivo à PS4, inspirado no clássico Nebulus. A forma como conseguiu desenvolver toda a sua ambiência ao largo de todo o diâmetro de cada nível circular, mantendo sempre o loop mecânico interessante e fresco foi um elemento inesquecível que o tornou, para mim, um dos meus schmups favoritos.

Orbital Bullet aprendeu, e muito, com Resogun. Mas onde este tinha elementos puros de schmup arcade, aquele incorporou ingredientes de shooter platformer polvilhado com umas pitadas de roguelite.

O resultado? Um desafiante e original jogo, que apesar de estar ainda em Early Access, está já num ponto de desenvolvimento avançado. A deambulação circular pelos níveis é feita por estruturas que são na realidade torres: assim que derrotamos todos os inimigos num andar, abre-se o teleporte para o próximo, e assim sucessivamente até encontrarmos uns canhões que nos enviam para novas torres.

Com uma grande panóplia de armamento aleatório que vamos apanhando, a escolha de que arma usar perante os inimigos que encontramos é parte da gestão da nossa build. O outro elemento é a forma como vamos escolhendo as skills passivas à medida que o nosso personagem sobe de nível durante cada run.

Orbital Bullet está neste momento uma promissora aposta de run and guns diferentes, com os seus 360º de acção e os elementos de roguelite. Com runs não muito demoradas mas desafiantes, até agora só sinto que Orbital Bullet peca pela falta de diversidade visual dos seus níveis.

Flowing Lights [PC, Switch, Xbox One]

Projécteis iluminados com partículas e luzes néon não são patente da Housemarque, mas são sem dúvida uns dos responsáveis pela identidade visual que atribuímos quase de imediato aos jogos desenvolvidos pelo estúdio finlandês.

Flowing Lights, lançado hoje no PC, Switch e Xbox One, toma essa inspiração, que contrasta com a decisão de depurar quase por completo a sua direcção artística. É neste aparente choque visual que o vemos quase como um jogo arcade retro retirado da Atari e “explodido” para uma volumetria tridimensional.

Este Flowing Lights retira as componentes de bullet hell da maioria dos schmups para adicionar desafios de física e de destreza. O ímpeto que a nossa nave precisa de receber para conseguir escalar os montes que se erguem pelos níveis são um desse exemplo. Com a incapacidade de saltar, resta-nos dar um pequeno boost para que consigamos subir e/ou contornar estes montes.

Disse que o bullet hell foi esquecido, mas expliquei-me mal. Ele existe, mas compassado. Cada nível é na realidade uma sequência de trechos separados por checkpoints, cada um deles a poder ser encarado como um desafio isolado. Alguns desafios vão obrigar-nos a “dançar” com as linhas de projécteis de forma a conseguir destruir o quebra-cabeças dessa zona. 

Existem projécteis no ecrã todo o tempo, mas são menos penalizadores do que num bullet hell. Os projéteis laranjas danificam menos a nossa nave, mas fazem-nos um ligeiro knockback, ao passo que os amarelos não têm um efeito físico sobre nós, mas desgastam-nos mais corações do que os laranjas.

Com um sistema de classificação que nos vai comparando com a eficácia de outros jogadores naquele troço de nível, Glowing Lights é sobretudo um desafio ao estilo puzzle game de destreza mascarado de schmup.