Vivemos numa altura em que tudo é feito para consumo imediato e qualquer tipo de espera é visto como falta de qualidade ou desperdício de tempo, e mesmo assim fui surpreendido com uma experiência única no mundo dos videojogos.

Audioclash apresenta-se como um auto chess interessante no qual cada jogador forma a sua banda e enfrenta outras bandas adversárias numa tentativa de ser a last band standing. E tudo o que sei sobre o jogo (mesmo depois de de o ter em minha posse por mais de um mês) é isso. Isto porque é completamente impossível encontrar um adversário para competir.

Assim sendo, o interessante auto chess transformou-se num simulador de filas de espera em que o único objectivo é saber quanto tempo consegues aguentar na espera para encontrar um adversário enquanto ouves a mesma música em loop ser tocada em dois tempos diferentes alternadamente sem cravar os dedos a fundo nas teclas ALT e F4.

Portanto, para resumir a minha experiência com Audioclash vou descrever um dos dias em que tentei com mais teimosia testar o jogo em pleno.

Passo 1: abrir o jogo. Estado: sucesso imediato!

Ahh jogo elusivo que nunca consegui experimentar…

Passo 2: Perceber o que estava a acontecer com a criação da banda. Estado: extremamente confuso porque muitas opções são atiradas para cima do jogador sem dar grande explicação para que serve ou que impacto tem na jogabilidade.

Passo 3: jogar. Estado: creio que as reservas de petróleo vão renovar no planeta antes de encontrar um adversário.

Iniciou-se depois do passo 3 uma espera comparável a ir à pesca sem ter expectativa de apanhar o que quer que seja. Fui-me entretendo com outras tarefas, aspirei a casa, fiz almoço, perdi 2 horas a planear as próximas sessões de Dungeons and Dragons para o meu grupo, fui às compras. fiz o jantar e quando estava para ir para a cama finalmente me relembrei da e ver como estava a “linha” e, sem surpresa, nada mordeu.

Resumindo, testar este jogo foi ótimo para avançar com as tarefas que tinha vindo a procrastinar até aquela data e agora que descrevi todo este dia, acho que sem querer os developers de Audioclash criaram em vez de um jogo toda uma aplicação que é uma ferramenta anti procrastinação.

Assim sendo acho que vou tentar entrar em mais um jogo que tenho uma pilha de roupa para lavar e passar a ferro.