Caçada Semanal #291
Se alguma vez viram os Property Brothers (por cá no formato My Dream Home na Sic Mulher), sabem que mais cedo ou mais tarde alguém vai mandar uma parede abaixo, juntar uma cozinha a uma sala zona de convívio para um open concept e comprar uma moradia com o dinheiro que quase chega para comprar um T2 em Lisboa.
Os dois indies desta semana não nos trazem esse 2 em 1 de gémeos bonitões a decorar-nos a casa, em que um compra, o outro destrói, antes apenas uma dessas propostas – ou jogar Candy Crush Bejeweled para ganhar dinheiro para a decoração, ou destruir a casa toda aos tiros porque não têm pachorra. E, tal como os gémeos, são clones de qualquer coisa.
Não tem nada a ver? Meh, you can suck my Rubber Chicken.
HOME DESIGNER – MAKEOVER BLAST (PC, Android, iOS)
Era uma vez o Tetris. E depois o Bejeweled. E ultimamente o Candy Crush. Fazer corresponder padrões de encaixe parece ter bifurcado entre o primeiro destes três, cuja fórmula se mantém desde há décadas, para milhares de iterações dos outros dois, onde combinar três ou mais pedras se desdobra em sucessivas libertações de dopamina através do nosso ser encefálico.
Home Designer – Makeover Blast é mais um de milhares onde fazemos desaparecer as coloridas pedras do ecrã. Juntem-lhe progressivos obstáculos e ferramentas para essa limpeza e têm a vossa receita de como fazer um tile matching game. A diferença – ou falta dela – está no pretexto para o jogar. Tal como Jonathan e Drew Scott, fazemos parte de uma dupla, mas aqui ambos somos decoradores. Pegamos em peças de um catálogo de decoração e vamos criando a divisão dos sonhos do nosso cliente. Esse cliente não é assim tão abastado, então vamos arranjar-lhe dinheiro…dando cabo de umas pedras coloridas, debaixo das quais estão uns dólares.
Uau. Tal como no mundo dos unicórnios da imobiliária de classe média alta e por aí acima, aqui acha-se dinheiro debaixo de cada pedra. Não é um open concept – é um broken concept. Ha. Toma lá dopamina, cérebro.
Caso se estejam a perguntar porque é que testámos um vil jogo de telemóvel, a minha resposta é: gostam de dopamina? Pronto, vão aqui buscá-la. Home Designer – Makeover Blast existe por €3,99 no Steam, e acabou-se a microtransação (como devia de ser). Se optarem pelos dispositivos móveis, têm a vossa aplicação grátis com seduções à carteira lá dentro. Neste 2021 de pouco AAA e em que o mundo lentamente se recompõe, recomponham-se vocês também com um pouco de desafio standard.
E porquê jogar Home Designer – Makeover Blast em vez das outras dezenas de milhar de jogos semelhantes? Olhem, não joguei milhares destes jogos portanto não é como se pudessem sair deste texto com uma lista ordenada. É como o gelado, amigos – há sabores (leia-se, temas, pretextos ou decorações) para todos. E os developers que fazem estes jogos sabem-no – só a HH Games, responsável por este jogo, tem dezenas destes títulos no Steam, cada um com a sua diferente abordagem ao género.
SUPER DESTRONAUT DX-2 (PC, PS4/5, XBOX ONE & SERIES S/X)
Era uma vez o Space Invaders. “Mas isso não tem nada a ver com decora…“. Óoo psht, cala-te! Aqui destroem-se os aliens maus com a nossa nave. Todo o vício e diversão da arcada de há 30 anos com a fluidez de controlos e colorido de 2021.
Super Destronaut DX-2 (o 2 representa a adaptação a consolas, na versão que joguei) apresenta-nos modos clássicos – por tempo, longevidade ou com progressiva dificuldade nos inimigos. Disparamos normalmente ou com um efeito que abranda o tempo de jogo até esgotarmos um indicador de energia que se regenera em tempo normal.
Tal como o título anterior, não é como se nunca ninguém se tivesse lembrado de fazer Space Invaders com uma fluidez moderna. Mais uma vez, não joguei as dezenas de clones para saber quais os melhores. Se querem uma experiência muito vanilla, com bastante desafio e repetir até à exaustão, Super Destronaut DX-2 é para vocês. Se queriam elementos inovadores num jogo deste género, procurem noutro lado. É destruir os aliens maus com a nossa navezita.
Giro giro? Super Destronaut DX-2 Home Makeover: decorar uma casa e ganhar dólares debaixo de pedras alienígenas que destruímos com tiros da nossa navezita.