Street Rod – The card game é mesmo como no Verão de 63, porque não havia videojogos. E eu andei às voltas para ver como conseguia fazer o artigo sobre este jogo de cartas sem falar do videojogo mas acabei por decidir que terá que ser com muitas referências ao original.
Este jogo da Gaudete Games inspira-se totalmente no clássico Street Rod da P.Z.Karen Co. Development Group e Logical Design Works publicado pela California Dreams e pode ser descarregado gratuitamente aqui onde era possível fazer corridas contra vários adversários de modo a ganhar dinheiro e carros até o Boss final. Street Rod era um clássico de Amiga e PC com pequenos detalhes que ainda hoje não foram repetidos nos videojogos de corridas posteriores, mas consegue fazê-lo em espírito no jogo de cartas. Menos o facto que éramos obrigados a gastar dinheiro em gasolina, ser multados por excesso de velocidade ou nos danos do carro quando tínhamos um acidente em que podíamos perder o carro e ter que o vender para sucata. Realista mas simplesmente não é exequível em card game. O resto já é.
O que está na caixa?
Cartas, várias cartas com carros, peças para carros, e adversários. Dentro de carros. O design é tirado do jogo original tal como tudo o resto.
Street Rod – the card game pode ser jogado a solo ou com até 4 pessoas. E é bastante simples se estivermos familiarizados com o original, e só simples se não o conhecemos. Cada jogador recebe um quarto do baralho e com o total de $500 tem que comprar um carro, e se possível peças para melhorar a sua performance. As restantes cartas são misturadas e algumas viradas para ser “a loja”. Quando começa o turno de cada jogador, esse pode desafiar outros jogadores ou personagens que estejam na loja, ou em alternativa comprar outras peças que não estavam disponíveis na distribuição inicial. Aqui entra aquela parte que também existe no jogo de vídeo em que as peças para os carros têm que ser da mesma marca. Se comprarmos um Chevrolet, todas as peças que podemos usar nele têm que ser compatíveis com Chevrolets. Este jogo sempre foi muito direcionado para fãs de carros.
Quando desafiamos alguém escolhemos também uma das três pistas possíveis, cada uma com bónus diferentes. Aqui entra a parte que pode ser mais aborrecida para alguns jogadores e que apesar de existir uma app na Play Store para ajudar, uma caneta e papel também servem mas é necessário fazer contas. Os jogadores somam os pontos (com bónus aplicados) e o que tem mais pontos ganha o prémio que pode ser dinheiro ou o carro do adversário. Eventualmente aparecerá a carta do King, o boss final. Quem o derrotar, ganha.
É isto, não há muito mais para dizer sobre este jogo que comprei apenas por nostalgia e que recomendo apenas a quem for fã do jogo original por isso mesmo. Como card game não é nada de extraordinário mas tem aquela magia da minha infância de videojogos.
Disclaimer – este jogo já não está a ser produzido, quando encomendei a cópia diretamente ao produtor ele só tinha 5 em stock na loja portanto se alguém estiver interessado deve ser rápido.