Sou um fã de Transformers desde miúdo, e de tactical turn based strategy desde que sou jogador e apesar disso fico com a sensação de que não sou o público alvo para este jogo. Não consigo perceber o porquê mas não dá para mim. É assim tão difícil pegar no Transformers e fazer algo bom? Seja em jogo ou não. Os filmes do Bay são o que são. A série da Netflix é razoável, tirando as BD da IDW durante uns tempos e o jogo da Platinum a chancela dos robots que são mais do que parece à primeira vista não teve nada de jeito nos últimos 10 a 15 anos. Quando vi anunciado o Battlegrpunds tive um laivo de esperança, uma réstia de fé que poderia gostar do jogo mas nunca o comprei. Testei agora que está no Gamepass da Xbox e felizmente não gastei dinheiro nele porque é mau. É muito mau mesmo.

Na sua mecânica é um Xcom ultra light. Movimentamos os nossos Autobots pelo mapa para derrotar os Decepticons num modo de história tão simples como o enredo de cada episódio da série. Os nossos heróis têm todos uma habilidade especial utilizada na altura certa é quase garantido derrotar os inimigos. As missões variam entre salvar alguém/alguma coisa em X turnos, ou derrotar todos. Há uns modos de jogo que permitem usar os Decepticons mas é só em versus.

O jogo é nitidamente focado para crianças não só pelo estilo visual como pelo facto de não ser possível falhar um tiro. Ao contrário de Xcom e outros não há percentagens de probabilidade de acertar, aqui basta ter uma linha de visão desobstruída e o dano no inimigo é garantido.

Podia ser muito mais, entendo que queiram focar a atenção do jogo nos mais novos que é o público alvo dos, mas há tantos jogos que utilizam as versões animadas mais recentes para isso que quando vão utilizar um estilo de turn based strategy podiam ter feito algo para o público mais velho e nostálgico. O jogo é simples demais, ter o nome e imagem dos Transformers é simplesmente uma capa porque podia ser igual com Go-bots, ou outra série de brinquedos qualquer. O jogo nem utiliza a capacidade mais importante dos Transformers, eles só se transformam em veículos para se movimentarem, se utilizassem as capacidades de transformação para dar mais uma camada estratégica ao jogo alterando as estatísticas e capacidades de cada personagem estando em modo veículo ou robot era uma melhoria exponencial. Como está, só perdi tempo a testar.