Dragomino foi uma prenda de natal comprada para a miúda num estilo de “vamos ver o que dá”, percebi pelo nome e resumo que era algo relacionado com dominó ou um spin-off de qualquer estilo mas nada me preparava para o que encontrei. No que diz respeito a Dragomino começamos pelo habitual. O que está na caixa?
São 4 peças de início, 28 peças de exploração. 69 peças de ovo de dragão (14 no deserto, 13 nas neves, 12 nas planícies, 11 na floresta, 10 nas montanhas e 9 nos vulcões) e um meeple Mãe-Dragão.
As peças são robustas e bem construídas. Afinal, isto é um jogo infantil para crianças a partir dos 5 anos e requer muito manuseamento. Mesmo depois das dezenas de jogos que já fizemos ainda não notamos sinais de desgaste sendo necessário mencionar que um(a) dos(as) jogadores(as) aqui da casa não prima pelo cuidado e delicadeza. As peças de terreno são bem decoradas mas é nos ovos de dragão que está a verdadeira arte. Apesar de partilhar a cor e natureza não há 2 dragões iguais em aspecto ou pose nos 42 que aparecem ali. E são todos fofos.
Como é que se joga? Estranhamente simples mas estratégico, também e para jogadores ligeiramente acima da idade recomendada um bom exercício de cálculo de probabilidades.
Cada um dos 2 a 4 jogadores fica com uma das peças de início caracterizadas por um lado de neve e um deserto. Baralham-se os ovos virados para baixo, vendo-os por eclodir que ficam à parte e depois baralha-se as peças de jogo viradas para baixo também. Escolhem-se 4 aleatórias e viram-se para cima no centro do jogo. O jogador mais novo, que tem o meeple da Mãe-Dragão, escolhe uma das 4 peças e coloca-a no seu campo. Se as imagens coincidirem, o jogador pega num ovo e coloca na junção depois virando-o. Aqui há duas hipóteses: um dragão ou uma casca vazia. Passa a jogada para o seguinte até todos jogarem. Se forem dois ou três jogadores as peças que sobram são descartadas. Colocam-se mais 4 peças e repete-se até não sobrarem mais. No final o jogador com mais dragões ganha.
Simples, mas depois entra a parte estratégica. Podemos tentar que as peças se juntem em mais do que uma face dependendo do “desenho” que estamos a expandir. Podemos também tentar estragar o jogo do nosso adversário seguinte quando percebemos que duas peças têm o mesmo efeito no nosso jogo, mas uma permite 2 ou mais ovos no adversário, e aí podemos ser menos simpáticos. E também podemos ter uma visão mais matemática. Há 7 dragões de cada tipo, mas há por exemplo 14 ovos no deserto e 9 na lava. Logo aqui a probabilidade de apanhar um dragão de fogo é maior que a de um de areia no início do jogo, mas se numa fase avançada do jogo já foram escolhidos alguns as probabilidades mudam completamente. Se já há 5 ovos vazios em campo e sobram 7 ovos no deserto só há duas possibilidades de errar, se há 5 dragões de fogo em jogo os restantes 4 têm 50% de erro.
Dragomino é uma versão infantil do Kingdomino, é um jogo para crianças mas também é um jogo super divertido para a família com miúdos pequenos. Cada sessão dura cerca de 15 minutos e vale bem a pena comprar. Seja por ver os miúdos mais crescidos (eu e a esposa) a fazer cálculos e entalar um ao outro para ser derrotados constantemente pela miúda que anda à caça dos dragões que ela mais gosta porque são mais giros. A taxa de sucesso está nos 70% a favor dela, eu tenho cerca de 11%.