Alguma vez te sentaste no sofá e pensaste: “Daqui a 10 segundos vai dar o Preço Certo, será que consigo jogar uma partida antes do programa começar?”

Com WarioWare, até és capaz de conseguir jogar duas!

WarioWare: Get It Together!

WarioWare_GetItTogether_Intro_Wario.png

Get it Together é a mais recente versão do já famoso frenético conjunto de microjogos protagonizado pelo antagonista de Super Mario, (cuja criação do nome deve ter demorado tanto tempo como um dos microjogos deste jogo) o Wario.

A premissa da história também não foi alvo de pensamento muito elaborado, Wario estava a na sua mundialmente famosa empresa de desenvolvimento de jogos e alguma coisa correu mal… (bastante normal numa empresa de desenvolvimento de videojogos) e sim, foram transportados para dentro do seu próprio jogo (não tão normal numa empresa de desenvolvimento de videojogos).

Para escapar, Wario e companhia têm que passar os níveis do próprio jogo que fizeram e restabelecer a ordem no mundo digital.

O jogador (ou jogadores, pois a história pode ser passada em pares, tornando a experiência ainda mais hilariante) vai então passando de zona em zona do mapa, colecionando mais personagens para usar no futuro.

Cada zona possui uma personagem ligada a ela, que é obrigatória durante essa partida, de resto pode ser selecionada qualquer personagem já desbloqueada antes, o que cria uma certa necessidade de pensamento e estratégia que apenas vem após falharmos redondamente várias vezes os mesmos jogos.

Cada personagem tem a sua maneira de movimentar distinta: algumas voam livremente pelo mapa em todas as direções, e outras nem sequer conseguem sair do sítio; umas disparam imensos tiros extremamente rápido e outras nem disparam nada de todo, outras são um alien e capturam tudo na sua nave espacial. Pessoalmente eu gostei de uma conjunto de 5 ou 6 que tinham maior facilidade na mobilidade e passei grande parte do jogo com elas, mas ser obrigado a jogar pelo menos uma zona inteira com cada uma das personagens foi uma escolha muito bem feita pela parte da Nintendo.

Os microjogos, para além de imensos (mais de 200!!) são hilariantes, frenéticos, rápidos e intuitivos: o jogador é lançado de jogo em jogo, apenas com uma pequena palavra ou expressão do que é suposto fazer, e que se desenrasque, porque passado muito MUITO pouco tempo, o jogo já acabou e provavelmente levou uma das nossas preciosas 4 vidas junto com ele.

Os jogos variam entre TUDO E MAIS ALGUMA COISA, desde escovar os dentes de alguém, fazer sumo de uva espremendo uvas (sim, uvas!), ou jogar níveis de jogos antigos da Nintendo, está lá tudo.

Gosto de imaginar que o processo de desenvolvimento deste jogo foi:

  • Sentar muitas pessoas à volta de uma mesa
  • Toda a gente dá ideias para microjogos
  • As que não parecerem parvas, passam à fase seguinte, onde são discutidas as melhorias e o que polir para serem incluídas no jogo
  • As que parecerem parvas, são aprovadas e postas no jogo na hora

Conforme vamos completando com sucesso os microjogos a velocidade de cada jogo aumenta e aumenta, o que torna o já enorme caos numa completa festa de confusão e desordem. Se ainda assim aguentarem a subida de velocidade, no fim de um certo número de jogos vem o nível final (BOSS) que é por norma um pouco mais longo e complexo.

Os níveis da história são temáticos (por exemplo: jogos retro, desporto, etc) o que faz com que encontremos apenas microjogos relacionados com o tema da área de cada nível, garantindo que sempre que avancemos na história nos deparemos com um conjunto de jogos completamente novos. No entanto há tanto e tanto jogo por cada área, que é bem possível que a tenhamos que jogar imensas vezes até podermos ver os jogos todos.

Para além do modo história, vem a verdadeira vertente que torna WarioWare Get it Together num dos melhores party games para a Nintendo Switch, o Variety Pack:

  • Ilimitados modos de jogo (desde que só tentes selecionar um dos 10 que aparecem)
  • Para ilimitado número de jogadores (desde que seja pelo menos um e no máximo quatro)
  • Jogos para todas as ocasiões (desde que os vossos amigos gostem de jogar coisas parvas e consigam segurar num comando da Nintendo)

Quer queiram competir, cooperar, relaxar (este não), “andar à porrada”, jogar coisas aleatórias, ou simplesmente abraçar o caos e parvalheira humorística que WarioWare tem para vocês, têm estas escolhas:

  1. O clássico NÃODEIXESOBALÃOCAIRAOCHÃO em Gotta Bounce
  2. Uma normal ida para o trabalho em Daily Grind
  3. Modo de survival em Friendless Battle
  4. O jogo de Volley mais aleatório de sempre em High Five
  5. Competições 1 contra 1 para ver quem é que mais rápido completa jogos no modo Duelius Maximus
  6. Jogar ao jogo da batata do balão quente para tentar explodir com os adversários em Balloon Bang
  7. Controlar áreas de um mapa em Sly Angle
  8. Trabalhar em equipa e cooperar em Rising Star
  9. Jogar aquele jogo de hockey das feiras para conseguir participar nos microjogos em Puck ‘Er UP
  10. Simplesmente “andar à porrada” em Frenemy Frenzy

Em suma, WarioWare Get it Together, é um jogo que não pode muito bem ser explicado, tem que ser vivido. No sentido em que tal como vocês não fazem bem ideia do que para aqui estou a falar… eu também não.

Passa-se tanta coisa tão rápido que o nosso cérebro não tem tempo de digerir porque é que estamos a apanhar a espada de Link em Legend of Zelda e passado 5 segundos já estamos a fazer uma depilação peitoral a uma estátua grega. A única coisa que sei, é que achei fantástico, irreverente (se bem que por vezes demasiado), e que me diverti à brava com todas as pessoas que tiveram a oportunidade de o jogar comigo. Se é aquela experiência profunda de gaming que todos queremos quando compramos um jogo da Nintendo para jogar sozinhos? Não é, mas também nunca o tentou ser, nem eu queria que fosse.

O melhor disto tudo é que podem experimentar a demo gratuitamente no site da Nintendo e tirar a prova dos 9 antes de comprar o jogo. (Mais barato do que de graça também não vos consigo arranjar).