Se Mario Party é o indiscutível rei dos party games, ao olharmos para o PC vemos que no trono não está sentado (por razões óbvias) o famoso canalizador italiano, mas sim um senhor careca que iremos apelidar de Jack à falta de um nome mais preciso.

Nascido da mesma empresa que desde 1995 foi lançado com mais ou menos sucesso os quiz games You Don’t Know Jack, é com o primeiro bundle, lançado em 2014, com o simples Jackbox Party Pack, que estes jogos passaram a ser o padrão e o go-to de qualquer fã de jogos de festa no computador.

Com perto de um bundle novo por ano até então, Jackbox Party Pack criou jogos divertidíssimos nas suas iterações anuais. Como seria de esperar, num produto que é na realidade um embrulho de vários jogos distintos, há sempre jogos melhores e piores dentro de cada “pacote”. O problema do último bundle desta série, o Jackbox Party Pack 8, é que depois de ter jogado a todos os jogos que o acompanham, é possível que este seja o conjunto menos interessante de toda a história do famoso party game.

Será que Jackbox Party Pack, nesta oitava iteração, já nos demonstrou que as boas ideias para novos jogos já foram todas gastas?

Para quem não conhece o apelo de Jackbox Party Pack, deixem-me explicar algo simples: para que um grupo de amigos possa usufruir do jogo, basta que um deles tenha-o no Steam, e que os restantes tenham acesso a um dispositivo com browser, seja o PC ou um telemóvel. É que a entrada nas salas em browser de Jackbox Party Pack é também o interface de todos os jogadores dentro do próprio jogo, onde o proprietário do título está apenas a “correr” o desafio e pode – preferencialmente – transmitir a imagem do ecrã do jogo, e participar nele através de um dispositivo. É esta facilidade de acesso: entrar em jackbox.tv, colocar o PIN da sala e começar a jogar com um grupo de amigos, que justificam parte do sucesso da série. O outro, é claro, é a qualidade dos mini-jogos que compõem estes bundles.

O hábito da equipa de desenvolvimento de pegar em sucessos passados e dar-lhes um twist para os “re-vender” é impressionante e nesta oitava iteração isso não poderia deixar de acontecer. O famosíssimo Drawful recebe aqui uma nova versão: Drawful Animate, que nos pede para desenhar não um, mas dois desenhos, criando uma curta animação. 

Sem surpresas, do pack de 5 jogos de Jackbox Party Pack 8, para mim, este é o melhor. É verdade que é uma consideração que é um pouco “batota” em si mesma, já que é uma reinterpretação de um jogo já bem conhecido, mas a fórmula existe e continua tão divertido como nunca, mesmo com esta ligeira diferença, de pequenas animações em oposição a imagens estáticas.

Que outra forma teremos para avaliar a qualidade e eficácia de um party game, que não o factor de diversão? Colocar Weapons Drawn como o segundo melhor jogo, para mim, é fugir a essa mesma pergunta. Este novo mini-jogo é bastante mais complexo do que os jogos habituais de Jackbox, e traz momentos subsequentes, tornando-se um murder mystery onde todos os jogadores são assassinos. A cada um de nós é dada a possibilidade de esconder uma letra do nosso nome no meio do nosso desenho rápido da nossa arma. Como jogo de dedução social, temos simultaneamente de conseguir ir eliminando os nossos adversários, evitando ao mesmo tempo de sermos eliminados. Esta é a tentativa da Jackbox Games de criar algo dentro do sucesso de Among Us, e é possivelmente o jogo mais diferente que fizeram em toda a história da série.

The Wheel of Enormous Proportions é um quiz game excessivamente aleatório para ser realmente divertido, tanto quanto os autores esperavam. A sua excessiva duração não ajuda. 

Os dois jogos que restam são Job Job, um jogo onde vamos a uma entrevista de emprego mas só podemos utilizar palavras e frases que os outros jogadores utilizaram previamente como frases “para quebrar o gelo”. Uma ideia com potencial, mas que depende excessivamente do humor dos jogadores. E por último Poll Mine, um jogo em que duas equipas têm de organizar e inventariar por ordem de gostos uma série de objectos, mas cujo resultado final poderia ser bem mais simplificado para a sua própria execução.

Parece-me que o grande problema de Jackbox Party Pack 8 é a perda de simplicidade, a forma como os criadores apostaram numa vertente mais complexa para os seus mini-jogos. Podem existir aqui ideias interessantes como Weapons Drawn, mas na essência perdeu-se o resto: a capacidade deste party game de captar e agarrar um grupo de amigos, conhecendo ou não os jogos previamente.

Não é o melhor pack de Jackbox, e pelo custo talvez seja mais fácil indicar qualquer um dos primeiros 4 bundles, já que certamente vão corresponder melhor ao porquê de Jackbox Party Pack ser o indiscutível monopolista dos party games no PC. Não graças a este 8, como já puderam ver.