Uk’otoa é o primeiro jogo oficial da Darrington Press, editora oficial e interna dos Critical Role de onde sairão todos os seus conteúdos jogáveis a partir de agora. Também é o seu primeiro jogo 100% in-house já que os seus livros de conteúdo foram com a Wizards of the Coast e Munchkin é um spin off dos jogos de Steve Jackson. Uk’otoa por outro lado agarra em algo que foi criado para os live streams do grupo e todas as suas mecânicas e arte foram criadas internamente. Para começar vamos ver o habitual:

O que está na caixa?

 

26 hexes de barco

25 meeples de marinheiros assustados

5 tokens de facção

60 cartas de movimento

1 Miniatura de Uk’otoa

Como se joga?

Uk’otoa é um jogo semi-cooperativo de sobrevivência para ser jogado com 3 a 5 jogadores. Começando pela peça de leme vamos colocando os hexes de barco um a um na mesa. Cada jogador pega numa peça e mete-a na mesa de modo a “montar o barco”, podem fazê-lo de qualquer maneira desde que as peças estejam unidas por uma das setas lá desenhadas. É recomendável que nos primeiros jogos façam um aglomerado como um círculo, mas depois de estarem habituados podem estar à vontade. Com o barco montado, cada jogador coloca um meeple colorido em cada peça e Uk’otoa o grande Leviatã na última peça.

Depois, colocam-se os tokens de facção entre os jogadores. Estes tokens coloridos vão mostrar quem são os nossos marinheiros e com quem os controlamos. Ou seja, se eu tenho o token vermelho do meu lado direito tenho que proteger os marinheiros vermelhos com a pessoa que está do meu lado direito, e se tenho o azul à minha esquerda devo proteger os azuis com quem está à minha esquerda.

Dá-se uma mão de cartas a cada jogador e começa a acção.

Na sua vez, cada um pode mover Uk’otoa para comer um marinheiro (de preferência de uma cor que não seja das nossas) ou jogar cartas da nossa mão para empurrar adversários, fugir ou outras acções para que no final, com os avanços da grande serpente marinha e destruição do barco sobrem 2 marinheiros. O objectivo de cada jogador é que através de alianças e traições a par das suas jogados ambos os marinheiros sejam de uma ou duas das suas cores para ser declarado o vencedor.

A componente social e estratégica é interessante e é um dos pontos fortes do jogo mas em termos mecânicos precisa de algum trabalho. Não é mau mas não é genial. É claro que para fãs de Critical Role tem sempre mais piada pelas referências à sua campanha 2 em que Uk’otoa tem um papel importante durante bastante tempo mas sem saber apontar o quê exactamente: acho que lhe falta algo. As cartas são lindas num estilo de arte marítima que eu diria ali do século XIX, a figura de Uk’otoa tem muita qualidade e deu-me um gosto enorme pintar e o jogo é divertido mas falta-lhe algo. É o primeiro deles e já estão anunciados alguns próximos lançamentos interessantes incluindo um deck builder e outros anunciados aqui, agora que Tal’dorei Reborn já foi lançado.

Acredito que seja um jogo mais apontado para fãs e colecionadores de material de Critical Role do que o jogador “comum” mas pode ser muito divertido com amigos. Se alguém conhecer o universo é fixe para irritar alguém sussurrando Uk’otooooaaaaa sempre que alguém diz o nome.