Sandes de Kaiju e Outras Piadas Más (com bons indies à mistura) – Parte 2

Enquanto esperamos pacientemente que a Nintendo encontre uma janela política que lhes faça sentido publicar a versão remasterizada dos geniais Advance Wars 1 e 2, e ainda com Into the Breach, um dos melhores tactical strategy games lançados no passado recente na memória, é tempo de encontrar uma pérola escondida do género: Kaiju Wars.

Se por alguma razão acabaram de tropeçar neste artigo e acham que existe uma tendência assoberbante de jogos com a temática tokusatsu a chegarem ao mercado, peço-vos para repensarem essa conclusão. O facto do artigo de Dawn of the Monsters ter saído há pouco é apenas fruto de uma organização editorial de termos recebido mais ou menos na mesma altura dois jogos com a mesma temática. Infelizmente (… suspiro…) não existe uma tendência nem revivalismo de tokusatsu a globalizar-se. Mas poderia haver.

Kaiju Wars é um jogo extremamente inteligente, até na forma como desenha o desafio. Apesar da nossa cidade estar a ser atacada por kaiju (existem quatro diferentes, que indicaremos mais à frente), e de sermos o Presidente da Câmara responsável por salvaguardar a existência dos nossos concidadãos e das infraestruturas da cidade, o nosso objectivo não é derrotar os monstros, até porque não o conseguimos fazer. 

Os níveis de Kaiju Wars são uma corrida contra o tempo, em que temos de esperar que o cientista-chefe, o Dr. Wagner, desenvolva o soro que permitirá repelir os monstros da nossa cidade. Apesar destes terem algumas barras de vida, e, na prática, ser possível levar essa barra à exaustão, isto não significa que derrotamos os titãs que ameaçam a nossa cidade, mas apenas que eles irão para o seu covil lamber as feridas (penso que de forma figurada, mas não garanto que não seja literal).

Com tantos prédios pelo seu caminho – e de alguma forma todos os monstros dos filmes kaiju são atraídos para eles como mosquitos para a luz – grande parte da estratégia de Kaiju Wars envolve antever (com ajuda a um sistema de percentagem de probabilidades) qual o caminho que a criatura fará nos próximos turnos. 

Os edifícios são eles mesmos parte da estratégia, já que geram dinheiro, pontos de investigação, treinam unidades (aéreas e terrestres), tudo isto para ganhar tempo suficiente para salvar a cidade.

As unidades, como em qualquer filme kaiju, são perfeitamente descartáveis, mas muitas deles ainda ferem o monstro quando são pisadas e/ou destruídas, e podemos contar com esse elemento para adicionar à nossa estratégia.

Kaiju Wars é um jogo de estratégia desafiante e ao mesmo tempo criativo: pegando em elementos de jogos como Into the Breach mas dando-lhe uma volta completamente, com uma linguagem e abordagem que são só suas.