Tinykin promete ser uma aventura divertida e colorida, inspirado em jogos como Pikmin, aliás o título parece mesmo uma analogia. O jogo tem lugar no futurístico ano 2748 e o jogador assume Milo, um jovem que redescobre o planeta Terra. 

O problema é que o jovem tem o tamanho de uma moeda e quando chega ao planeta descobre que este ainda está nos anos 1990. Como se pode ver, estes ingredientes justificam a exploração de uma casa em que mobílias e os objetos banais são obstáculos a ultrapassar pelo jovem em miniatura. Lembra muito o Micromachines mas em formato de jogo de plataformas. 

A casa está repleta de insectos que oferecem ajuda ao jovem, com dicas e habilidades para ultrapassar os obstáculos. O objetivo é procurar os objetos necessários para reconstruir uma máquina, supostamente utilizada para voltar para casa. E claro, conta ainda com os Tinykin, pequenas criaturas que são essenciais para interagir com o cenário. 

Tal como Pikmin é preciso encontrar todas as criaturas espalhadas pela casa, que passam a acompanhar o protagonista na sua exploração. Puxar o gatilho do comando ativa o modo de arremesso, permitindo alocar personagens em interruptores para ativar mecanismos ou mesmo a empurrar objetos para desbloquear caminhos ou transportar objetos “gigantescos”. Outra espécie de Tinykin funciona como explosivos para destruir certos objetos e pela demo ainda existem mais duas ou três espécies para descobrir. 

Miyamoto ia ficar certamente orgulho da equipa francesa Splashteam que produziu este jogo para o catálogo da Tinybuild. Até porque o jogo está repleto de puzzles para resolver através das criaturas, áreas secretas para encontrar e colecionáveis para recolher. Milo pode usar um sabonete como prancha para se deslocar mais rapidamente, ou mesmo navegar entre cordas ou planar pelo ar através de uma bolha. 

Um aspeto muito positivo na demo que está disponível no Steam, é o seu ambiente cartoon dos cenários e personagens, lembrando as séries de animação da Nickelodeon. E é uma delícia explorar este mundo em miniatura, construído com os objetos banais da casa. E o protagonista Milo e as restantes personagens foram desenhadas em 2D, num mundo tridimensional, num contraste delicioso, muito colorido. 

Ainda não há uma data de lançamento para este Tinykin, mas está marcado para o verão em todas as consolas e PC.