Decepcionar-me com um jogo com boas mecânicas não é frequente, mas foi exactamente o que me aconteceu com Lovecraft’s Untold Stories 2. Pedi o primeiro jogo, que acabou por nunca vir, e fiquei bastante contente por ter chegado o segundo. Parecia melhor que o primeiro, mas acabou por não acertar na mouche.

Com um estilo artístico que associa o lore lovecraftiano com o desenho animado, onde nem as onomatopeias escapam, Lovecraft’s Untold Stories 2 é um jogo bastante bonito. Este detalhe visual, quer no cenário, quer na concepção e desenho dos inimigos rapidamente é substituído ao percebermos as implicações pouco práticas que isso acarreta.

Sendo um misto de ARPG com roguelite a liberdade e fluidez do movimento são essenciais a uma boa experiência de jogo. Ambas estas características não fazem parte do reportório de Lovecraft’s Untold Stories 2, já que a confusão visual faz com que o nosso boneco fique recorrentemente preso no cenário, o que levou a que certo ponto eu apenas olhasse para onde ia e não para os inimigos, e o nosso boneco é um bocado manco a andar, fazendo lembrar a ginga do Mantorras nos 5 minutos finais dos jogos, onde invariavelmente entrava para marcar o golo da vitória, porém aqui não há qualquer reforço positivo, apenas uma diminuição da percepção da velocidade a que vamos e da possibilidade de passarmos por determinado espaço.

Ainda pior que isso, o jogo é parco em nos explicar o que quer, tendo o guia oficial numa das discussões do seu fórum interno no Steam. Acho que nunca vi nada disto em nenhum lado e espero não voltar a ver. Pior que isso, nunca percebi o que queriam dizer com o facto de podermos sair a qualquer momento para voltar à base, ponderando bem o risco entre a exploração e a morte. Ou alguma coisa correu errado no meu jogo ou voltar à base apenas acarreta prejuízo, pois nunca trouxe os itens que tinha comigo, e perdi os consumíveis que gastei, ao contrário do que aconteceria caso morresse, já que aí, pelo menos, não perdia nenhum dos consumíveis.

Bugs e glitches também são o prato do dia. Há de tudo para todos os gostos. Esperei algum tempo antes de escrever este texto, pois os devs parecem activos na tentativa de resolução de problemas, mas continuo a ter os mesmos.

Dou um exemplo, podemos jogar com diversos personagens, um dos quais dá-nos um mini teletransporte que funciona como se fosse um movimento de dash, porém esse pequeno efeito de teletransporte fazia com que, por vezes, acabasse dentro do cenário ou preso num ponto onde não existia nada.

Bugs também apanhei alguns, deixo dois dos mais irritantes. O mais habitual esta associado à abertura de portões que nos permitem avançar. Por vezes o portão depois de aberto continua a ficar atrás do gradeamento e não nos deixa avançar. Embora haja múltiplos caminhos se isto for para uma sala apenas com uma entrada, está a run perdida. Outro moderadamente grave apareceu graças à forma estúpida como as missões activam sem que eu as escolha e, por vezes, não as consiga alterar sem razão aparente. A certo ponto duma run descobri um item que activou automaticamente uma missão, contudo morri antes de a concluir. A missão continuou activa, mas agora sem que a conseguisse mudar. Segui os atalhos até chegar ao ponto da sua conclusão, mas como nesse momento já não tinha esse item, fiquei preso na missão. Nesse ponto tive de voltar a procurar o mesmo item, mas aí já sem os indicadores de missão que me ajudavam a encontrá-lo activos.

Todos estes problemas afastam-nos das boas conjugações de ideias que o jogo tem para oferecer. A componente de crafting que se vai tornando mais complexa consoante vamos jogando introduz replay value e uma boa sensação de progressão e mesmo a exploração é satisfatória dada a quantidade gigantesca de loot que temos para apanhar.

Neste ponto já devem ter percebido que não vou fazer uma análise completa ao jogo. Estou genuinamente a conter-me para não tornar isto um ghetto de queixas ainda maior do que já está porque, acreditem, tenho muito mais queixas para aqui adicionar, mas não vale a pena, nem falo do equilíbrio da dificuldade ou de informação incorrecta dada ao jogador.

Lovecraft’s Untold Stories 2 é um desperdício gigantesco de potencial. Ainda vai a tempo de corrigir todos os seus problemas, mas duvido que alguma vez se livre da fama que já conseguiu granjear.