Não sei se é uma questão de sorte, mas The Awakening Program é o segundo jogo num curto espaço de tempo que me faz lembrar Portal. Embora aqui as similaridades sejam mais ligeiras que em The Entropy Centre, o ambiente está mais ou menos lá, e usualmente isso não é bom para estes pequenos jogos.
The Awakening Program ainda se encontra em Acesso Antecipado, para além disso é um port da sua versão móvel, feito em Unreal Engine 5 mobile. Mesmo considerando tudo isto o jogo já dá para jogar do princípio ao fim, e todos os seus 60 níveis principais estão concluídos. O jogo foi lançado e está numa fase em que precisa de ser polido. Ainda encontrei alguns glitches, exploits nas soluções e problemas de design que seguramente serão corrigidos. Por falar em tradução, esta ainda é bastante pobre e com muitas falhas, e é um problema que está para ser corrigido até ao lançamento final, talvez ainda este ano.
Sendo um jogo de puzzles, o mais importante são os puzzles em si, e neste campo sinto uma mistura bem grande de sensações. Por um lado, a progressão da dificuldade parece muito bem escalonada, com as novas mecânicas e ideias a serem introduzidas devagar ao longo dos níveis, por outro lado as mecânicas próprias das soluções levam a que o jogo se torne um pouco repetitivo, não só na maneira de jogar, como na maneira de pensar.
Jogamos como uma pessoa doente que assumo que foi criopreservada até descobrirem a cura para a sua doença, mas para poder acordar têm que reactivar as suas funções cerebrais numa simulação. Essa simulação é este jogo. Quando sinto que algo no jogo está a estagnar, é normalmente a história que me segura. The Awakening Program tem uma história interessante. O papel de antagonista desenvolve-se gradualmente, despertando alguma curiosidade, mas a certo ponto também se torna perceptível o rumo que irá ser dado à história e é aqui que acho que percebemos que este jogo não é especial em nenhum dos seus componentes, mas irá certamente valer pelo conjunto dos seus componentes.
Apesar de ter dito que a metodologia de raciocínio para resolução de puzzles não mudar muito, isso não quer dizer que o jogo não seja desafiante. Usamos desvios de luz, activação de plataformas, uso de diferentes armas, rapidez de movimento, alteração do nosso tamanho físico, … enfim, há realmente um interessante nível de novas mecânicas que vão sendo introduzidas ao longo do jogo, sendo que cada uma delas e a sua interacção com a disposição física de cada nível representam muitas vezes o desafio em si mesmo, além disso há 60 níveis para descobrir e resolver, que a certo ponto são realmente complexos e desafiantes.
Graficamente o jogo faz uso da tecnologia Lumen para os efeitos de luz, que efectivamente dá outro charme ao jogo, tornando todas as cores mais vivas, nítidas e as superfícies muito mais diferenciadas e detalhadas, mas mesmo assim o jogo não esconde, nem para lá caminha, as suas origens indie, com superfícies repetidas, reutilizadas e de forma geral, muito pouco detalhadas. Mesmo a sua organização é pouco coerente já que a mesma superfície serve para colocar objectos em alguns níveis, mas noutros não. Provavelmente há diferenças entre elas, mas não serão de percepção fácil. No entanto, dentro de cada nível em específico, percebemos facilmente aquilo com o que podemos interagir ou não.
Estão previstos para o futuro outros modos de jogo, como o modo cooperativo local e desafios para speedrunners, mas para já ainda estão de molho. Há alguns segredos que podemos descobrir em alguns níveis, o que pode introduzir algum replay value, e as conquistas do Steam também ainda não estão a funcionar, estando para já apenas activas de forma interna ao jogo, como acontece com alguns jogos para a Switch.
É possível que The Awakening Program também sofra um bocado com as comparações com Portal. Nada me leva a crer que alguma vez venha a ser algo tão bem limado e polido como ele, mas tem tudo para ser um bom jogo. Há criatividade, método, progressão e dificuldade. A história serve perfeitamente para unir os pontos ao jogo e incentivar a progressão para se descobrir mais. Ainda tem muito a melhorar e o próprio developer sabe disso e não o esconde. Não nos podemos esquecer que este jogo é ainda uma declaração de intenções, mesmo estando num estado que alguns jogos nunca conseguem ter, mas pelo preço não irá desapontar quem o adquirir.