Se ainda há dias falava de casos de indie city builders promissores, lançados em Early Access na Epic Games Store, então estava também a referir-me a este Industries of Titan, um city builder/management game futurista, passado, obviamente, na lua Titã.

Como é sabido, a poluição é um problema grave, e Industries of Titan representa isso na perfeição. De que nos vale progredir desmesuradamente a nossa indústria futurista, se a poluição que geramos vai começar a matar a população (e trabalhadores), com os seus edifícios habitacionais ali lado a lado com as nossas fábricas.

A criação da infraestrutura industrial do nosso parque futuristas é bastante complexa. Admito que me perdi a meio do tutorial com as explicações de relés de energia, baterias, distribuidores e afins. Resultado? Um edifício habitacional encontrava-se às escuras.

A forma de construção em Industries of Titan é também ela bastante curiosa, e acontece em 2 planos: o da cidade e o do interior dos edifícios.

Com um sistema modular em que cada construção ocupa espaços geométricos do terreno, é dentro dos edifícios que a verdadeira gestão espacial dos módulos acontece. Cada módulo ocupa um espaço determinado, e recebe também a indicação da porta de entrada para a sua utilização. O que quer dizer que com um sistema de grelhas, temos de construir os módulos de upgrade, habitáculos e outras necessidades de forma a que os cidadãos consigam deambular lá por dentro e ter ao mesmo tempo acesso livre aos pontos de entrada destes módulos.

A gestão do espaço é fulcral neste simulador de hiper-capitalismo futurista. Não é só no interior que temos de equilibrar as nossas construções como um tetromino: é também no exterior que o espaço limitado que temos tem de ser optimizado. 

A expansão de terreno da cidade custa, obviamente, recursos. Estamos a falar de um jogo de apologia de colonialismo e capitalismo espacial, não é? Mas para fazermos as nossas expansões temos primeiro de pesquisar o terreno, e perceber que tipo de materiais ou recursos lá existem. Temos então a escolha de fazer um pequeno gamble, entre tentar extrair os minérios que lá existem ou poupar recursos e simplesmente alargar a nossa área para esses territórios.

Em clima de capitalismo a competição existe, e não é só em termos industriais e económicos. Existe uma componente bélica com ataques de rebeldes que adicionam mais um campo de variáveis à já longa lista de preocupações de gestão que Industries of Titan nos traz.

O aparente minimalismo visual de Industries of Titan funciona a seu favor, com os voxels a permitirem-nos ser urbanistas de uma metrópole futurista repleta de paralelipípedos futuristas. E é dentro desta simplicidade que joga um sistema altamente complexo de produção, extracção e orquestração industrial que faz deste jogo do estúdio Brace Yourself Games um dos mais promissores do seu género.

Mais do que uma viagem à periferia de Saturno, Industries of Titan é uma forma diferente de olhar os city builders e management games, com camadas de gestão diferentes que só vêem enriquecer um jogo desafiante, e com um longo caminho pela frente.