Minecraft Legends é o novo spin-off do universo cúbico construído pela Mojang. Minecraft Dungeons foi uma divertida surpresa dentro do género RPG dungeon crawling, num mundo com diferentes ambientes para explorar e tesouros para encontrar. Mas o novo Legends é totalmente diferente, uma mistura de elementos de ação com estratégia, mantendo alguns dos seus pilares principais, entre a exploração, a construção e claro, a sobrevivência. O jogo introduz ainda uma componente multijogador, tanto cooperativo como competitivo, que nesta versão pré-lançamento não foi possível testar.
Depois de criar o herói, temos acesso a uma primeira montada, um cavalo que é rápido nas deslocações. O mundo é aberto à exploração e a aventura não é linear, sendo possível encontrar outros animais com propriedades diferentes, como um papagaio que permite planar ou felinos que são mais ágeis.
O objetivo é construir, expandir e proteger as nossas bases, ao mesmo tempo que destruímos os acampamentos e fortificações dos inimigos, que assumem a forma de porcos, os piglins. Durante o dia é possível fazer tudo, desde explorar e procurar recursos (os típicos materiais de construção de Minecraft, como pedra, madeira, ouro, etc.) como atacar as bases dos inimigos, eliminando o seu portal que funciona como estrutura vital. Uma vez eliminados recebem recompensas, além de diminuir a sua presença no território.
De noite, os inimigos planeiam ataques, sendo necessário construir paliçadas de madeira e torres com flechas para impedir as vagas de inimigos. A personagem pode atacá-los com a sua espada, mas a ideia é criar um pequeno exército que a acompanha, entre diferentes tipos de aliados em forma de golems: alguns são mais eficazes a atacar, outros a destruir estruturas, uns curam outros dão buffs. Os famosos creepers e outros habituais inimigos do universo acabam por se tornar aliados que podemos também comandar.
No entanto, não esperem que as unidades sejam muito inteligentes, diria mesmo que são altamente descartáveis, algumas suicidam-se não evitando certos perigos do cenário. E nem sempre fazem o que queremos. Isto porque apesar de haver dois comandos básicos, o apontar o local para se deslocarem ou chamá-los, não existe bem uma ordem para atacar específica. Basicamente assumem o combate com os inimigos ou edifícios que encontram no caminho. É uma forma de simplificar os comandos para os mais jovens, mas torna a experiência um pouco crua. Por outro lado, vão ter acesso a uma interface mais complexa para jogadores avançados, essa bem mais complicada de dominar.
Este é o loop principal de gameplay, com uma componente estratégica de expansão das bases, treino de unidades e eliminação das bases dos inimigos e encontros com bosses. Todas as ações da personagem são realizadas através de melodias tocadas na flauta, que vão sendo registadas num livro. É necessário escolher as mais utilizadas e colocá-las na barra geral de ações rápidas.
Apesar do incentivo de construção de edifícios, que permitem aceder a novas unidades e descobrir mais matérias-primas, não existe a típica micro-gestão de colocar bloco a bloco. Apenas têm de selecionar o local de construção e um pequeno companheiro construtor trata do resto. O mesmo para a recolha das matérias-primas, em que apenas temos de selecionar o que queremos recolher e apontar a zona onde se encontram.
Obviamente que inicialmente apenas têm acesso a um número de edifícios, mas depois começam a melhorar e a expandir as bases com estruturas mais complexas e melhoradas. Mesmo as bases dos inimigos começam a aparecer em locais mais difíceis de aceder, sejam ilhas flutuantes ou protegidas com rios de lava, em que é necessário construir pontes para aceder. Ou a construção de catapultas e outras armas de assalto.
Minecraft Legends pretende ser também um hub de novas aventuras para o futuro. Sejam conteúdos pagos em microtransações ou expansões DLC, a >Mojang prometeu novidades para breve, incluindo conteúdos produzidos pelos jogadores.
Na componente multijogador, espera-se batalhas de dois contra dois, em que o objetivo é também construir uma base para defender e atacar a do adversário. Muitas das mecânicas da campanha são igualmente aqui aplicadas.
Estamos perante uma experiência diferente deste universo, uma forma de introduzir os mais novos a um género de estratégia, sobretudo acompanhados por graúdos. Não é um jogo muito complicado de compreender após algumas horas, mas ao mesmo tempo pode tornar-se algo repetitivo. A campanha estende-se por cerca de 15 ou mais horas, dependendo da exploração de cada recanto do mapa. De salientar que cada nova campanha gera um mapa, pelo que cada aventura é ligeiramente diferente, no que diz respeito à exploração.
Mesmo sendo um jogo diferente e até bonito e colorido, mantendo a estética do mundo cúbico, Minecraft Dungeons foi uma aventura bem mais divertida e interessante do que esta experiência de estratégia.