Foi bem no meio dos primeiros confinamentos de 2020 que Tapestry nos chegou às mãos. Um 4X saído da mente de Jamey Stegmaier que demonstrou o quão difícil é encontrar um ponto de equilíbrio entre desenvolver um bom 4X, e ao mesmo tempo torná-lo acessível a todos os que o queiram jogar.
Passados 3 anos desde a primeira vez que o joguei, e depois de ter adicionado Plans and Ploys, a primeira expansão do jogo, é hora de regressar a Tapestry – saltando, por ora, Arts & Architectures – com a adição da expansão que vai encerrar o ciclo de criação e produção de um dos melhores Civilization que já joguei, com o recé-lançamento de Fantasies and Futures.
Antes de falar das adições mecânicas que Fantasies and Futures nos traz, gostava de falar deste novo modelo da Stonemaier de criar expansões eco-friendly. Ao contrário das expansões em caixas tradicionais, com grandes custos de distribuição para transportar um grande volume interno de ar, Fantasies and Futures (à semelhança com outras expansões de outros títulos da Stonemaier) são vendidas e distribuídas dentro de um envelope de cartão com um autocolante simples a identificar a expansão. A decisão ecológica de optimizar o conteúdo de uma expansão e de a enviar num contentor reciclável coaduna-se até com a política de organização que tenho tido recentemente.
Para quem é apaixonado por jogos de tabuleiro e não vive numa mansão, o espaço é possivelmente um dos maiores problemas. No último ano decidi começar a tentar juntar, sempre que possível, expansões dentro das caixas dos jogos base, otimizando o seu acesso e acondicionamento.
Expansões eco-friendly vêm contribuir para esta forma de organizar colecções, e ao mesmo tempo, combatem o desperdício.
Fantasies & Futures tem como autores Chris Scaffidi e Mike Young, que trazem a sua visão ao universo que Jamey Stegmaier criou para este 4X, cuja review aqui encontrada será um óptimo preâmbulo para compreenderem alguns dos elementos do qual aqui vamos falar. Em termos de conteúdo – e para percebermos porque é que este conteúdo cabe facilmente na caixa original – temos disponíveis dez novas civilizações, seis capitais avançadas, 38 novas cartas de tapeçaria e 12 novas cartas de tecnologia. Visto que este Fantasies & Futures é oficialmente a última expansão do jogo, os autores convenientemente criaram uma derradeira versão do manual de instruções que sumariza o jogo com as 3 expansões. A explicação progressiva do jogo base e das mecânicas e termos incluídos em cada uma das 3 novas expansões permite-nos fazer combinações diferentes, utilizando o jogo base com a adição de um qualquer número de expansões, e saber exactamente como fazer o setup e aplicar as regras correspondentes.
Ao contrário dos anteriores momentos de Tapestry, que assentam o ambiente numa estrutura realista com a realidade, as dez novas civilizações de Fantasies & Futures têm todas uma aura de fantasia, trazendo-nos sereias, celestiais, Iluminati, entre outras possibilidades, cada uma com habilidades associadas.
As 38 novas cartas de tapeçarias seguem esta temáticas mas incluem também uma nova (e derradeira): o “charmed”, símbolos que surgem na aresta esquerda e direita destas cartas e que implicam um novo entendimento mecânico. Recebemos estes bónus quando esse símbolo é colocado adjacente a uma carta, o que significa que uma carta com o símbolo de “charmed” à esquerda pode receber de imediato o bónus ao ser colocada, e uma que o tenha à direita receberá quando jogarmos uma carta, a posteriori, ao seu lado. O conceito por trás desta mecânica é que estes símbolos de charmed estão a criar uma ligação a realidades paralelas
O ritmo do jogo alterou também, visto que muitas destas novas cartas de tapeçaria referem bonificações ou contabilização de pontos de vitória num quinto turno que até aqui não existia. O próprio Jamey Stegmaier justificou a decisão de produção de não reimprimir um tabuleiro de jogador com um quinto turno adicionado pelo desperdício de materiais, resolvendo esta adição mecânica com uma carta que é adicionada ao tabuleiro.
Para além de ser a expansão que encerra um dos meus 4X em tabuleiro favoritos, Fantasies and Futures abre a porta para que mais conteúdo eco-friendly possa ser produzido, trazendo também consigo muito conteúdo e novas mecânicas, mas diria que a versão definitiva e revisitada do manual de regras, que acompanha e explana toda a história da série, as formas de combinar as diversas expansões e os respectivos setups é uma das melhores ideias que vi desenvolvidas e aplicadas, e espero que a influência desta editora leve a que mais sigam o exemplo.
Fantasies and Futures não irá conquistar quem não sentiu ligação a Tapestry anteriormente, mas é a forma perfeita para fechar a porta de lançamentos para um jogo que marcou os Civilization na mesa de jogo.