Gun Jam apareceu-me na caixa de e-mail diversas vezes e fui sempre recusando jogá-lo até que me distraí e aceitei. Na verdade, estes jogos produzem sempre bons trailers, e foi isso que me enganou, mas eu bem sei que esses cortes são sempre enganadores.
Gun Jam é um FPS de ritmo, isto é, a nossa arma só dispara quando em conjunto com a batida. Este género ressurgiu recentemente com alguns jogos, o que mais recordo é Metal: Hellsinger que foi relativamente bem recebido.
Não me apercebi que o jogo tivesse qualquer história, nem faz qualquer falta. Graficamente em estilo cel shaded, lembrando um pouco Borderlands, mas com muito mais néones. Com tantas explosões e inimigos no ecrã este estilo gráfico consegue tornar alguns momentos mais confusos do que aquilo que realmente são, mas produz imagens futuristas que assentam bem no ambiente do jogo, pelo que entendo a opção gráfica.
Considerando que este é um jogo com total foco no ritmo, seria problemático a selecção musical ser má e, apraz-me dizê-lo, a escolha não foi má. Há músicas de todos os géneros, para todos os gostos, embora me pareça que a lista é relativamente curta para um jogo deste género. Aqui a ressalva é que podemos usar as músicas que já temos no nosso PC para criar a nossa playlist do jogo, porém não há qualquer ligação a aplicações externas como o Spotify, as músicas têm de estar digitalmente guardadas na nossa drive.
Há muitas variantes nos jogos de ritmo, mas para simplificar vou diferenciar duas, a variante que nos permite realizar uma acção a qualquer altura, e a nossa precisão apenas interfere na pontuação final de cada nível, como Hi-Fi Rush, ou aqueles em que apenas podemos actuar se apenas acertarmos na batida certa, que é o caso de Gun Jam. Este segundo caso torna os jogos muito mais complexos, já que para além de termos de realizar todas as acções também temos de decorar as músicas para não termos de olhar para o ritmo ao mesmo tempo que temos que olhar para os inimigos. Esta díade torna o jogo desnecessariamente complexo, mas se não a tivesse tornaria o jogo demasiadamente simplista e redutor. É um pau de dois bicos.
Isto leva a que o jogo tenha uma curva de aprendizagem alta, complicada pelo facto de as músicas não terem padrões intuitivos quando traduzidas para acções, impedindo-nos assim de nos focarmos totalmente no ritmo. Isto piora significativamente quando vamos buscar as nossas músicas já que, embora o jogo permita que nós mesmos criemos a batida que pretendemos, também o pode fazer automaticamente, e esta segunda opção, embora dê para perceber, a espaços, a lógica tomada pelo processo de automatização, fica longe de criar algo parecido com o que estamos a ouvir, e mesmo que tivesse alguma lógica, é muito difícil acompanhar as mudanças súbitas de ritmo de cada música sem a termos decorado previamente.
Algo que notei é que os inimigos são muito repetidos em todos os níveis, o que contrabalança com a criatividade usada com os bosses, muito mais imaginativos que os demais minions. Algo comum a todos é serem máquinas.
A dificuldade do jogo varia de nível para nível. Há níveis em corredor e arenas. Podemos escolher qualquer um deles a qualquer altura. Se quisermos complicar mais a nossa vida basta escolher músicas com batidas mais lentas, já que quanto mais rápido for o ritmo, mais tiros podemos disparar. Os níveis em corredor são mais desafiantes, já que para além de terem um tempo limite não nos permitem ficar acampados em algumas zonas onde podemos facilmente recuperar vida, simplificando assim todo o processo de jogar.
Consoante vamos jogando vamos adquirindo diamantes que nos permitem entrar em modo “Override”, modo este que nos permite lutar corpo a corpo com os inimigos, infligindo muito mais dano e ficando, nesse curto espaço de tempo, muito menos vulneráveis a ataques.
Em suma, Gun Jam não me cativou minimamente. Precisa de muito tempo para que nos sentirmos confortáveis com ele, mas não nos oferece quase anda para nos mantermos a jogar sem infindáveis repetições. Repetimos os níveis para decorarmos de onde vêm os inimigos, repetimos as músicas para decorarmos os padrões, repetimos a mesma música porque é a mais benéfica para o nosso jogo. Por 20€, podem encontrar muito melhor.