Um dos meus jogos favoritos, que deve ter sido dos primeiros que joguei na Game Boy transparente que tive na minha infância, sem esquecer que marcou a minha entrada neste meio cultural, é o jogo desenhado por Alexey Pajitnov, Tetris. Este clássico é um quebra-cabeças brilhante, sobretudo para alguém obcecado pela organização como eu. Sempre adorei jogos com puzzles e acho que são tão interessantes como qualquer outro jogo onde controlamos uma personagem ou de temas mais tradicionais. Curiosamente, ou talvez não, dada a liberdade criativa que vem com a independência, é nos jogos indie que perduram géneros pioneiros deste tipo de entretenimento, géneros há muito esquecidos por quem os faz, assim como por quem os joga – como é o caso dos jogos de plataformas, as aventuras gráficas ou os jogos de puzzles. Portanto, convido-vos, pela vigésima-quarta vez, a virem conhecer mais um conjunto de três jogos bons para estimular o cérebro com alguns desafios interessantes.
Spirit Swap: Lofi Beats To Match-3 To
Soft Not Weak – Estados Unidos da América
2024 – PC
Spirit Swap: Lofi Beats to Match-3 To é um jogo de puzzles com um charme e carisma muito próprio, feito por uma equipa que sonha em fazer videojogos numa escala mais reduzida, numa produtora que fosse propriedade dos próprios colaboradores. O sucesso da campanha Kickstarter parece ter ditado que esse desejo seja realidade, onde o primeiro jogo da Soft Not Weak já está em desenvolvimento desde 2020 e, segundo a página do Steam, só chegará no próximo ano, uma data posterior à inicialmente prevista. Entretanto, já foi transmitido em direto em apresentações da Xbox Showcase e na Wholesome Direct deste ano, o que revela haver, pelo menos, um certo empenho na produção do jogo.
Spirit Swap: Lofi Beats to Match-3 To será um jogo com quebra-cabeças tal como vemos inúmeros outros que se jogam no telemóvel, mas com a particularidade de ter uma narrativa e ser bem mais interessante que um insípido Candy Crush. A mecânica principal é trocar uma peça por outra de forma a fazerem conjuntos de três (como está explícito no título do jogo), onde podem e devem jogar ao ritmo da música para obter mais pontos, assim como jogar em multijogador até um total de oito pessoas em simultâneo – uma experiência que deve ter tanto de caótico como de incrível. Ouvir uma boa música e jogar com amigos parecem ser os ingredientes corretos para umas boas e divertidas sessões a jogar. Mal posso esperar para experimentar este quebra-cabeças em 2024.
Leximan
Knights of Borria – Reino Unido
2024 – PC
Tal como muitos outros jogos independentes, Leximan foi idealizado, em quarenta e oito horas, numa game jam, neste caso concreto na Global Game Jam 2020. Os três amigos – Chris Jones, Jake Whittaker e Max Amadden – que compõem a Knights of Borria, a produtora britânica que abriram atividade a fim de produzirem jogos, nomeadamente Leximan. Já com três projetos feitos, de outras participações em game jams, é Leximan que agora está em desenvolvimento mais ativo, um jogo simples onde os jogadores têm de lançar feitiços, em combates por turnos, com a construção de palavras, conforme as letras ou sílabas que têm disponível. Claro, o resultado é muitas vezes hilariante.
O puzzle em si, já que o tema escolhido desta semana são o tipo de jogos que faz trabalhar a nossa massa cinzenta, aparece na forma de construção de palavras. O nosso pequeno feiticeiro, quando entra em batalhas, efetuadas em turnos, terá diálogos fora do normal, mas muito virados para a comédia, com os seus adversários e conforme o que escrevermos poderá resultar em resultados com muito humor. O intuito do jogo não é eliminar todos os inimigos, pensem como Undertale, é um jogo onde têm de fazer com que o inimigo baixe a sua guarda e nos deixe em paz ou até faça uma amizade connosco. Leximan terá assim resultados e sessões únicas em diferentes jogadores. Não poderia estar mais curioso e ansioso para jogar este peculiar jogo.
TopplePOP: Bungee Blockbusters
ArkimA – Austrália
2023 – PC
Já imaginaram um jogo similar a Tetris que envolve animais e bungee jumping? Os australianos da ArkimA pensaram precisamente neste conceito. Os três amigos que formam esta produtora australiana conhecem-se há mais de uma década, depois de se terem conhecido na indie dev scene de Sydney. Individualmente, já participaram em projetos que ganharam prémios bastante reconhecidos: na Apple, com Rodeo Stampede; no cinema com Mad Max: Fury Road; no IGF (Indie Games Festival), com Dystopia; assim como no Ludum Dare, com SmallTrek e Bushfire Rescue Tactics. Por isso, pode se afirmar que quem está na ArkimA tem o hábito de vencer. Com o seu próximo projeto, TopplePOP: Bungee Blockbusters, será curioso ver se este hábito se manterá.
Inspirado por jogos como Puyo Puyo, Tetris e Overcooked, está claro que a equipa australiana procura instalar o caos em casas onde TopplePOP: Bungee Blockbusters será jogado. Haverá imensas opções a explorar, como multijogador até quatro pessoas, campanha com uma narrativa, várias formas de jogar, sem esquecer desafios diários para subir nas tabelas de classificação. Neste jogo de puzzles com Física de objetos e movimentos a diversão é um dos seus objetivos e, pelo que se pode observar no vídeo promocional acima, acho que é difícil esse objetivo não ser atingido. Como a data de lançamento ainda indica este ano para chegar aos jogadores e como o ano está quase a terminar, não me admirava que o jogo só fosse lançado em 2024.