Ufff… é a minha reação após acabar a minha primeira (e potencialmente a última) viagem por Krat, a cidade em que decorre toda a narrativa de Lies of P, um twist à história de Pinnochio, Geppetto e outras personagens inspiradas na obra magna de Carlo Collodi – e não só.

Esta boa imitação de um soulsborne dos estúdios Neowiz Games e Round8 Studio foi, sem dúvida absolutamente alguma, uma viagem bem engraçada, mas uma tribulação em certas sequências.

Faço uma advertência para algum do calão que usarei porque este jogo fez-me sentir… coisas, e por vezes nada, mas nada positivas. Tive momentos em que senti que o meu P era um marionete-divina, intocável e inquebrável, como sofri doses de porrada consecutivas e em que questionava se era melhor colocar o boneco numa caixa qualquer, bem fechado e longe dos olhos de todos.

Neste artigo vou falar de todos os bosses com que me cruzei em Lies of P, classificando-os com um grau de “mentira”, ou seja, quanto maior for o nariz atribuído, mais difícil foi e melhor me enganou da sua dificuldade. A escala vai de zero a cinco. Seguem-se spoilers, estão avisados. Ah, último alerta: em certas batalhas fiz uso de um espectro, uma espécie de NPC que combate ao nosso lado e dá uma ajuda no medir de forças com o adversário. Lamento, mas a minha carne é fraca.

Parade Master

Tamanho do nariz: dois
Capítulo: I
Espectro: Não
Tipo: Marionete
Obrigatório: Sim

Grande, imponente e… básico. É um boss que engana pela sua dimensão e que parece vir logo com um aviso “vens para junto de mim e levas a sério”. A verdade é que os movimentos são telegráficos e repetitivos, precisando só de ajustar o timing. É um inimigo que tenta instruir o jogador, seja porque tem duas fases, seja pelo limite de reposições de vida, etc.

Mad Donkey

Tamanho do nariz: um
Capítulo: II
Espectro: Não
Tipo: Humano
Obrigatório: Sim

Louco ao cubo, e com um único objectivo: ensinar. É um inimigo humano, apesar de ter a cabeça de um burro (não é nada mais que uma máscara), o que significa mais velocidade, movimentos erráticos, possuindo outro tipo de fragilidades. Neste inimigo basta dançar um bocado, encontrar as costas do Mad Donkey e activar uma animação que é equiparado a um visceral do Bloodborne. Rinse and Repeat.

Mad Donkey

Mad Donkey

Scrapped Watchman

Tamanho do nariz: quatro
Capítulo: II
Espectro: Sim
Tipo: Marionete
Obrigatório: Sim

Idiota de um raio. É o que me apetece dizer, especialmente após ter terminado o jogo. Este boneco é irritante, chato, traumatizante, irritante (já tinha dito, certo?) e uma dor de cabeça imensa. Nada nos prepara para isto, porque aqui é obrigatório não só saber fazer dodge como acertar no parry e conseguir imediatamente fazer uma sequência rápida de ataques. Fiz uma run rápida no NG+ só para infligir dano nesta marionete policial que merece todo o meu despeito.

Puppet of the Future

Tamanho do nariz: zero
Capítulo: III
Espectro: Não
Tipo: Marionete
Obrigatório: Não

É assustador quando o vemos de longe, porque é simplesmente “giganorme”, o que nos leva logo a pensar “oh, raios, ele vai-me fazer one shot”. Com-ple-ta-men-te errado! Há dois truques agilizam logo o monstrinho mecanizado, começando por explorar o mapa quase todo primeiro, abrindo uma conduta que escorre o veneno da arena para fora. O segundo truque é simplesmente… encher de pancada numa sequência rápida, afastar, esperar que faça o combo lento dele e voltar a repetir. Se fosse tudo como este Puppet of the Future, estávamos bem.

Survivor

Tamanho do nariz: três
Capítulo: III
Espectro: Não
Tipo: Humano
Obrigatório: Não

Seria bem mais fácil se estivesse num local com mais espaço, já que este sobrevivente encontra-se fechado numa sala em que tem uma mesa pelo meio. É mais complexo comparado com o “burrinho”, forçando mesmo a saber usar o botão de parry e esperar pelo momento certo para infligir dano, seja através de golpes pesados ou rápidos. É o primeiro boss anarquicamente-caótico, ou seja, às vezes muda a combinação de ataques do nada.

King Flame’s, Fuoco

Tamanho do nariz: cinco
Capítulo: III
Espectro: Sim
Tipo: Marionete
Obrigatório: Sim

Não usei o espectro neste porque quis ser teimoso e acabei por perder três horas de um Sábado à noite como se tivesse nos meus 18 anos outra vez. Irritante ao cubo, com um panóplia de ataques que não só é ampla como arranca uma boa fatia da barra de vida, deixando pouco espaço para reagir. É com Fuoco que aprendemos outra coisa: a analisar que arma, braço e apetrechos a usar. É o momento em que Lies of P sai da caixinha do souslborne e tenta ser senhor de si próprio. Para abater Fuoco é preciso… paciência, calculismo e usar todas as ferramentas à vossa disposição. Uma das razões pelo qual não dei sequência ao meu NG+.

King Flame's, Fuoco

King Flame’s, Fuoco

The Atoned

Tamanho do nariz: zero
Capítulo: IV
Espectro: Não
Tipo: Humano
Obrigatório: Não

Não o combati. Optei por… mentir! Toca a crescer o narizinho, P, que a vida é curta e não temos tempo a perder.

Fallen Archbishop Andreus

Tamanho do nariz: quatro
Capítulo: IV
Espectro: Sim
Tipo: Monstro
Obrigatório: Sim

Aqui começou a sequência de três capítulos que me simplesmente fez suar e a desejar estar a jogar o Pikmin 4. Uma espécie de zombies assolam este capítulo IV e posso-vos dizer que andei o tempo todo assustado (para quem não me conhece, eu odeio jogos de terror). O arcebispo caído em desgraça é um dos responsáveis por estes humanos zombificados e é um boss tirado não do mundo dos soulsborne, mas do livro de Inferno de Dante. Tem duas fases, mas se centrarem sempre no mesmo lado é acessível. Tem um ataque que faz one-shot e que inflige 90% da arena. Quando percebi que ataques a base de fogo encurtavam o combate… bem, fiz uma colecta de ergo (a “moeda” de Lies of P) e comprei utensílios que me ajudassem a incendiar o venerável arcebispo.

Eldest of the Black Rabbit Brotherhood

Tamanho do nariz: quatro (e meio)
Capítulo: V
Espectro: Sim
Tipo: Humano
Obrigatório: Sim

É dos combates mais interessantes de Lies of P e que tem uma das melhores cutscenes de todo-o-jogo, mas que se pode tornar num caso sério de nervos. Este gangue de stalkers (uma das facções com implicações importantes na história) é composto por quatro membros, sendo que lutamos com o mais “velho”, que é o maior em termos de tamanho. Contudo, os outros três “irmãos” participam e se não são metidos logo fora de combate, vão ser um problema. O raio do adversário principal tem um alcance assustador, possuindo uns ataques que tiram 80% da barra de vitalidade. Truque? Chamem o espectro, comprem coisas para atirar, e subam uns níveis, nem que tenham de repetir a área toda.

The White Lady

Tamanho do nariz: dois
Capítulo: VI
Espectro: Não
Tipo: Humano
Obrigatório: Sim

Uma dança frenética e que pede algum retinque e articulação no que toca à vossa capacidade de parry, de modo a que se torne um combate (muito) acessível. O problema é que a zona de gravação (stargazer) é a alguma distância, o que força um sprint desse ponto até ao combate, tendo vários mini inimigos pelo caminho. Se forem para este confronto de espadachins a pensar que desviar chega, estão muito enganados.

Mad Clown Puppet

Tamanho do nariz: cinco
Capítulo: VI
Espectro: Não
Tipo: Marionete
Obrigatório: Sim

Coisa estúpida, idiótica, irritante, malvada, sem vergonha e sem dignidade. É um palhaço mecânico obeso, mas que engana exactamente por isso já que tem três ataques que simplesmente colocaram-me KO uma e outra vez. Se ficarem à distância, o boneco estica o braço; se forem para cima, o palhaçinho começa a dançar sem parar; se ficarem a meio, levam dos dois. Solução? Comprem utensílios como thermite, carcass bodyfluid ou throwing cell, e simplesmente spamem, spamem bem. É leal? Não. Mas este boneco merece tudo menos um combate leal.

King of Puppets

Tamanho do nariz: quatro
Capítulo: VI
Espectro: Sim
Tipo: Marionete
Obrigatório: Sim

Ok, vamos lá ser honestos. Derrotei-o à segunda e com ajuda do espectro. Não, não me venham com o “git gud”, especialmente após ter sobrevivido ao palhaço anterior e à zona que precede este boss. O rei das marionetes é difícil, sem dúvida alguma, mas é muito acessível se polirem bem as vossas armas, subirem de nível e comprarem os tais utensílios. Tem duas fases, com a segunda a ser um combate intenso e animado, mas com o fiel espectro ao meu lado, tudo correu bem. Talvez não devia tê-lo feito porque influenciou-me negativamente para o último boss de Lies of P.

Champion Victor

Tamanho do nariz: três
Capítulo: VII
Espectro: Sim
Tipo: Monstro
Obrigatório: Sim

Antes de mergulhar neste confronto, fiz uma ligeira visita ao google e li vários comentários a dizer “um dos bosses mais complicados”; “estupidamente difícil”; “os devs querem-nos ver a sofrer”. Comigo foi à primeira, e apesar de ter activado o espectro, consegui limpar o senhor Victor com rapidez à conta de estar excessivamente nivelado e fazer bom uso do “fable” (quando enche dá-vos hipótese de infligir um ataque especial). Todos os movimentos são repetitivos. É só preciso ter atenção.

Owl Doctor

Tamanho do nariz: um
Capítulo: VIII
Espectro: Não
Tipo: Humano
Obrigatório: Não

É um inimigo fácil e que só se torna um cabo dos trabalhos se forem a achar que é um combate linear. Lutar como fizeram contra o Mad Donkey ou a White Lady.

Green Monster

Tamanho do nariz: quatro
Capítulo: VIII
Espectro: Sim
Tipo: Monstro
Obrigatório: Sim

É enorme, forte e tem um one-shot que enerva. Mas fiz à segunda, com a ajuda das thermites, uma arma à base de eletricidade, um espectro porreiro e uma série de outros utensílios de categoria. Não vale a pena fazer grande parry, simplesmente desviar, calcular e ser rápido nas combinações de ataque. A segunda fase tem uma dose de complicações, mas a eletricidade é vossa amiga.

Robber Weasel

Tamanho do nariz: um
Capítulo: IX
Espectro: Não
Tipo: Humano
Obrigatório: Não

Respeitem-no e é como o Owl Doctor. Não tem muito por onde complicar. Fossem todos assim, humanos, com uma espada numa mão e um par de provocações animadas. O nosso P foi feito é para estes combates.

Walker of Illusions

Tamanho do nariz: cinco (devia ser seis)
Capítulo: IX
Espectro: Não
Tipo: Monstro
Obrigatório: Sim

Simplesmente odiei. Foi um dos três momentos em que estive a segundos de clicar no botão PS, ir ao menu, clicar no X e novamente clicar no “Apagar”. Movimenta-se como o vento, é errático, o stagger é ridiculo e o parry é inexistente. Nem a mala cheia de objectos tornou o combate mais fácil, até complicou e obrigou-me a mudar a minha estratégia, já que tive de optar por um combate 1 para 1 e sem truques. Novamente… odiei e é uma das razões pelo qual não vou ao platina – e que dificilmente vou conseguir ver novamente o The Prestige.

Walker of Illusions

Walker of Illusions

Corrupted Puppet Master

Tamanho do nariz: um
Capítulo: IX
Espectro: Sim
Tipo: Marionete
Obrigatório: Não

Repetição do primeiro boss do jogo mas com o twist de estar infectado pela doença que assola Krat. Tive zero problemas, simplesmente fui para cima do bonequinho adoentado e comecei a spammar como se estivesse a jogar Bloodborne. Fogo, eletricidade, ácido e ataques especiais. Vai num instante.

Black Rabbit Brotherhood

Tamanho do nariz: quatro (e três-quartos)
Capítulo: X
Espectro: Sim
Tipo: Humano/Monstro
Obrigatório: Sim

Agora começamos logo ao estalo com os três irmãos ao mesmo tempo, cada um possuindo uma nova habilidade. É necessário estratégia, calculando bem todos os movimentos e ser agressivo. Vou dar um conselho importante: quando faltarem só dois dos três desta irmandade maldita, encurtem-lhes a vida ao mesmo tempo e, se possível, arrumem com ambos de forma consecutiva. Porquê? Porque do caixão vai surgir o irmão que liquidámos alguns capítulos atrás e para esse é necessário que seja um 1vs1. Armas velozes são as vossas melhores amigas.

Door Guardian

Tamanho do nariz: dois
Capítulo: XI
Espectro: Não
Tipo: Monstro
Obrigatório: Sim

A maior dificuldade é atravessar todo um deserto carregado de inimigos e chegar o boss incólume e sem ter gasto um único frasco de reposição de vitalidade. O guardião é forte, mas, como a lenda de David e Golias, ataquem as pernas… que cai redondo no chão. Depois é só repetir até quebrar por completo.

Black Cat

Tamanho do nariz: zero
Capítulo: XI
Espectro: Não
Tipo: Humano
Obrigatório: Não

Não combati, por questões da narrativa. Foi uma das cinco personagens que mais gostei e há forma de evitar (legalmente) o combate.

Laxasia, the Completed

Tamanho do nariz: quatro
Capítulo: XI
Espectro: Sim
Tipo: Monstro-Humano
Obrigatório: Sim

Foi à primeira e o espectro serviu para uma única coisa: isco. Laxasia é considerado o segundo boss mais complicado do Lies of P, não só por ter duas fases completamente distintas, como pelo uso da eletricidade. Se ficarem presos na animação de uppercuts, não há grande forma de escapar. Spammar todos os objectos de arremeso na 1ª fase, enquanto na segunda mantenham o plano mas com mais cautela. Pode parecer que a distância é a vossa melhor amiga, mas Laxasia toma isso como um convite para se atirar com total poderio. Adorei este combate e fez-me voltar a sentir que estava a ficar “git gud“.

Laxasia The Completed

Laxasia The Completed

Red Fox

Tamanho do nariz: zero
Capítulo: XI
Espectro: Não
Tipo: Humano
Obrigatório: Não

Como o Black Cat, optei por não oferecer ferro-e-fogo. O P é um menino que sabe escolher os seus amigos, mesmo que tenham feito realizados algunsa actos questionáveis.

Simon Manus

Tamanho do nariz: quatro
Capítulo: XI
Espectro: Sim
Tipo: Monstro
Obrigatório: Sim

É o boss final, e ao contrário do que esperava, não tive grande dificuldade. O espectro ajudou? Bastante, especialmente para servir de escudo. Mas quando se começa a atirar todos os objectos arremessáveis, injectar fable e apostar em spammar ataques pesados, Simon Manus cai ao tapete com estrondo. A segunda fase tem alguns senãos, com uns ataques estranhos a surgirem do nada, mas se o espectro se mantiver vivo é meio caminho andado para a vitória. Tenham utensílios a mais, façam bom uso do ácido, nivelem as armas ao máximo e sejam agressivos quando se aproximam. Não se ponham com meias medidas.

Nameless Puppet

Tamanho do nariz: mil
Capítulo: XI
Espectro: Não
Tipo: Marionete
Obrigatório: Sim e Não

Como sabia previamente que queria ter o melhor final possível, para activar este combate iria ter de fazer algumas escolhas. Não vou revelar spoilers narrativos, mas há que dizer que suei, gritei, mordi o comando e exasperei. Odiei este Nameless Puppet que tem duas fases de puro nojo, que me fizeram questionar as minhas escolhas de vida. Tive de me tornar um mestre no parry, saber combiná-lo com o dodge e deixar cair a agressividade desmedida. Consegui à 20ª tentativa, depois de ler mil guias, ver vídeos de YouTube, rezar a todos os seres divinos possíveis… acabei por conseguir porque mudei o build por inteiro e a coisa encaixou. Obrigado, mas não, estúpido Nameless Puppet.

Espero que este guia tenha ajudado de alguma forma, e não se tenha se tornado num mecanismo de dissuasão no jogar de Lies of P. É brilhante em várias componentes, falha num par de outras, consegue alterar por completo as expectativas em diferentes pontos da história e oferece um mundo especial. Completei a primeira e única visita a Krat em 30 horas, requerendo aqui e ali alguma paciência. Conselho máximo? Não sejam casmurros, se faz favor. Adaptem-se… sejam também uma marionete que pode mudar os seus apetrechos com facilidade.

Nameless Puppet

Nameless Puppet