Apesar dos nonogramas terem-se notabilizado nos videojogos logo em 1995, com Mario’s Picross, apenas 8 anos depois de terem sido desenvolvidos por Non Ishida, para mim esta verdadeira febre chegou com a Nintendo DS.
Há algo de extremamente cativante na simplicidade destes puzzles. Construir imagens pixelizadas através das sugestões numéricas indicadas nas bordas do quebra-cabeças, num sistema de complexidade que vai aumentando não só com a dimensão da grelha, mas com o número de dados indicados para cada linha e para cada coluna.
Desde então o sucesso das séries de videojogos de nonogramas têm encontrado refúgio sobretudo nas consolas portáteis da Nintendo, onde, até à Switch, as canetas eram a ferramenta ideal para resolver estes quebra-cabeças.
Mas se há algo que temos sentido com o crescimento e a democratização do PC (e agora dos PC-consolas portáteis) é que muitos destes géneros que pareciam estar encerrados em plataformas específicas têm dado o salto para os grandes ecrãs domésticos. Sem surpresas, os nonogramas e todas as séries associadas, para além de novas como Piczle a saltarem dos confinados ecrãs das portáteis para trazerem os seus desafios a outras paragens.
Piczle, dos Score Studios LLC, é um dos maiores exemplos de aplicações criativas dos desafios dos nonogramas. Seja pela experiência de aventura à la The Legend of Zelda interligada com nonogramas, como em Piczle Cross Adventure, e agora com o crossover com uma das maiores séries de farming RPGs: Story of Seasons.
É normal que a pergunta “mas o que é que um nonograma tem a ver com um farming RPG” vos esteja a passar pela cabeça desde que viram o título Piczle Cross: Story of Seasons. A mim também me aconteceu. Depois de ter já percorrido 100 dos 350 puzzles deste Piczle Cross: Story of Seasons posso-vos dizer que o que a série de Yasuhiro Wada está a trazer para este Piczle Cross é mesmo o tom do jogo.
Cada puzzle corresponde a um dia, e é possível ver a evolução da quinta nos bastidores dos nossos puzzles. O que começa no primeiro puzzle como apenas uma terra arada, irá evoluir à medida que avançamos no jogo para um campo cultivado com animais. Tudo isto de forma automática, numa evolução do cenário que está intimamente ligada aos próprios puzzles.
Cada um dos nonogramas é elaborado sob a temática agrícola: utensílios, cultivos, animais e até personagens de Story of Seasons. São todos eles elementos que vão sendo desbloqueados no nosso Almanaque, um objecto retirado do universo de Story of Seasons e que surge aqui como enciclopédia de coleccionáveis.
Em termos de desafio, os puzzles divergem muito em complexidade e dimensão. Temos os “diários” que correspondem a dias de cultivo tal e qual nos farming RPGs, e para além disso uns mais complexos, os apelidados “puzzles de colagem”. Estas imagens são na realidade constituídas por diversos nonogramas complexos, que unidos em formato de colagem compõem uma imagem grande e que serve como equivalente de boss fights para cada “capítulo” deste Piczle Cross: Story of Seasons.
Com um preço acessível de 9,99€, Piczle Cross: Story of Seasons é obrigatório para fãs de nonogramas pela qualidade e diversidade dos puzzles, e onde a componente farming é apenas flavour que não influencia a jogabilidade.