KONOSUBA – God’s Blessing on this Wonderful World! Love For These Clothes Of Desire!, doravante chamado apenas KONOSUBA, é um dos mais recentes jogos da PQube e é baseado na série de romances que foi adaptada a manga, ganhando notoriedade internacional com a sua adaptação a anime.
Noutra vida seria o meu grande amigo Leonel a cobrir este jogo, o criador da rubrica Gomu Gomu no Chicken e o especialista de tudo o que havia para conhecer nipónico, e que me apresentou um conjunto de séries de visual novels japonesas que eu desconhecia. Mas aqui estamos, Manuel Acácio, em 2024, e a vida já deu muitas voltas.
Há uma sensação que habitualmente me afecta de forma negativa, e é a de estar completamente desenquadrado com o que está a acontecer. Tantas vezes nos perguntam se para poderem usufruir de determinado jogo, série, livro ou banda-desenhada se necessitamos de conhecer o que está para trás para que não nos sintamos perdidos. Na grande maioria das vezes os criadores têm o peso do passado em conta quando criam novas obras, especialmente em abordagens transmedia.
Mas isso não aconteceu com o estúdio MAGES. Inc. e este KONOSUBA – God’s Blessing on this Wonderful World! Love For These Clothes Of Desire!.
Somos atirado para a história quase in media res sem conhecimento prévio do universo ou do seu elenco, e isso, para um género que é predominantemente narrativo, é um pecado capital.
Com alguma leitura adicional pela internet percebemos que esta visual novel lançada no Steam, PS5 e na Switch decorre após a segunda temporada do anime, e só sinto falta da referência bibliográfica para me inteirar da história da série de animação para não me sentir tão perdido quanto estou.
Mesmo sem muito contexto, é relativamente fácil explicar-vos o conceito desta visual novel: o elenco encontra uma estela com o poder de criar roupas a partir de materiais, mas com um senão – ela amaldiçoa uma pessoa à vez, visto que originalmente foi roubada de um nobre que lhe colocou uma maldição para sempre.
Vamos então utilizando a estela para responder às quests de outros personagens que nos encomendam peças específicas, e a nossa eficácia vai “limpando” a maldição das roupas que criamos.
Para isto o jogo adiciona elementos de time management em que temos de assignar personagens a tarefas, como minar , baseando-nos nas suas estatísticas pessoais e nos seus pontos fortes.
Sem surpresas para quem já jogou visual novels, KONOSUBA possui também um sistema de afeição entre personagens, baseado nas nossas decisões e respostas aos diálogos.
Tenho alguma pena que KONOSUBA – God’s Blessing on this Wonderful World! Love For These Clothes Of Desire! seja tão direccionado para quem conhece a série e ostracize os restantes. Acredito que criarem momentos iniciais que servissem de gateway para a própria série serviria melhor o IP KonoSuba do que desenvolver um jogo que parece confinado e destinado unicamente a quem já é fã do anime.