Quando era miúdo a estrada que ia para minha casa era em terra batida, e uma das coisas que adorava fazer eram carreirinhos para a água correr quando chovia. Não fazia só os carreirinhos, fazia também várias mini-barragens ao longo do caminho. Obviamente sempre à chuva. A minha avó não se ralava, os meus pais nem sonhavam. Nexus Defenders fez-me lembrar esse tempo.

Nexus Defenders é o segundo tower defense que jogo em relativamente pouco tempo, mas a diferença para Neocon Tower Defense 3 é como da noite para o dia, não só no desafio como nas opções estratégicas que nos oferece.

Embora haja uma história que acompanha e enquadra toda a acção, pouco mais é que uma curiosidade, um diálogo divertido entre os diversos intervenientes na trama que se desenrola à nossa frente, mas que inicialmente me pareceu muito mais complexa do que acabou por se revelar. Estava à espera que as nossas opções de diálogo tivessem alguma intervenção no que se ia passando, mas nada muda independentemente do que façamos, o que acaba por deitar por terra a parte do “rico em história” que o developer tanto apregoa.

Claro que isso é rapidamente esquecido mal começa a acção.

Jogado no tradicional tabuleiro em perspectiva isométrica, o gancho de Nexus Defenders é que nos apresenta um tabuleiro com quadriculado que serve não só para colocarmos as nossas torres, como para desenharmos o caminho que queremos que o inimigo percorra. Obviamente que o interesse é alongar a viagem o mais que conseguimos, para forçar mais contacto com as nossas armas. Tirando os primeiros níveis, que servem um pouco como tutorial, o desafio é sempre elevado e vai escalando, o que faz com que mesmo quando já dominamos a teoria, a prática do jogo é muitíssimo complexa, já que há mais mecânicas a considerar.

Para além das diversas torres, há também power ups com temporizador que podemos ir usando desde que os tenhamos disponíveis e haja energia suficiente para os activar. Se inicialmente não é preciso grande estratégia para os escolher, rapidamente nos vemos forçados não só a gerir a energia, que regenera lentamente, como a perceber qual deles é o mais adequado para determinada situação, e numa fase final do jogo também temos que optimizar todos os trajectos considerando a área de actuação destes. É uma árvore enorme de considerandos que temos de tecer a cada nível que jogamos.

O foco deste jogo é muito mais virado para a interacção entre as diversas turretas do que propriamente para a sua quantidade e complexidade. É extremamente importante conseguirmos selecionar a turreta certa para o local certo, especialmente quando entram em cena as naves, cuja turreta óptima para as contrariar apenas as ataca a elas, mas com a colocação certa de outras para as coadjuvar é possível encontrar um ponto de equilíbrio de forças para a nossa defesa.

Equilíbrio é outra palavra chave, já que é muitas vezes difícil perceber onde investir em quantidade ou qualidade. Certo que existe uma turreta que funciona um pouco como um pilar de cada estratégia já que é capaz de abrandar os inimigos e causar-lhe dano ao longo do tempo, sendo útil em quase todas as situações, mas muito mais com aqueles irritantezinhos inimigos rápidos como balas, que mal dão tempo de levar com uns balázios no bucho.

Com todas estas peças na mesa é fácil perceber a dinâmica de Nexus Defenders, que nos obriga a prestar atenção em diversos campos. Temos que optimizar a colocação das turretas para que funcionem em conjunto ao longo de filas com dezenas delas, há que optimizar a optimização de turretas para que funcionem em conjunto com aquelas que apenas atacam naves, há que optimizar todas estas optimizações com a criação de um caminho que nos permita ganhar tempo para derrotar os diversos inimigos, há que optimizar todos os caminhos para que os power ups actuem sobre uma maior quantidade de inimigos, e mesmo o uso destes power ups tem de ser optimizado já que a energia disponível não permite que os usemos indiscriminadamente.

Não pensem que toda esta dinâmica não passa duma picuinhice que na prática nunca é observável ao jogar. Gosto muito deste tipo de jogos e estou preso na última onda do penúltimo nível porque me falha sempre algo neste jogo de microgestão. É mesmo essencial usar todas estas interacções se queremos avançar, não dá para simplesmente ir colocando as turretas sem pensar bem onde, nem atender bem a quais.

Penso que com toda esta descrição é fácil perceber que as opções para jogarmos este jogo são mais que muitas, pelo que se podem repetir os níveis múltiplas vezes para testar novas estratégias, e tudo isto a um preço muitíssimo convidativo.

Nexus Defenders é uma pequena pérola. Para ser sincero nem sei bem porque mo enviaram, já que parece ser um jogo que tem tudo para poder vender bem. Desafiante e cheio de opções, fácil de aprender, muito difícil de optimizar, este é um jogo que recomendo vivamente a quem gosta do género.