Os jogos de estratégia vão ter sempre a sua audiência, normalmente entre os jogadores veteranos que gostam mais de uma jogada pensada ao pormenor, do que uma vitória alcançada pelos seus reflexos aguçados. Os jogos de Estratégia oferecem uma experiência intelectualmente estimulante, desafiando os jogadores a exercitar suas habilidades de planeamento, análise e tomada de decisões. Proporcionam um ambiente onde a astúcia e a estratégia são mais valorizadas do que meros reflexos rápidos, permitindo que os jogadores explorem uma variedade de abordagens para alcançar a vitória. Além disso, esses jogos oferecem, muitas vezes, narrativas ricas e complexas, mergulhando os jogadores em mundos e histórias envolventes. Com uma profundidade de jogabilidade que se desdobra ao longo do tempo, os jogos de estratégia mantêm os jogadores comprometidos e desafiados, proporcionando uma gratificação duradoura à medida que dominam novas estratégias e táticas. Portanto, jogos deste tipo, produzidos por produtores independentes, terão sempre um espaço no nosso Albergue.
Manor Lords
Slavic Magic – Polónia
26 de Abril de 2024 – PC
Feito por um solo developer polaco, Greg Styczeń, na sua produtora Slavic Magic, Manor Lords transporta-nos para a vida de um senhor medieval, com a oportunidade de expandir a tua vila inicial para uma cidade próspera. Gerir recursos e cadeias de produção, enquanto conquistamos territórios, são elementos chave deste desafio estratégico. Inspirado na arte e arquitetura de Franconia (região da Baviera) do final do século XIV, o jogo dá prioridade à precisão histórica para uma experiência autêntica e envolvente.
Mecanicamente interessante, Manor Lords permite-nos construir cidades sem recurso a uma grelha, o que nos oferece liberdade total, permitindo-nos criar distritos residenciais, comerciais e industriais que se ajustam organicamente ao terreno, enquanto os detalhes, desde a agricultura à produção de bens de luxo, enriquecem a experiência de gestão. Porém, caberá a cada jogador ponderar se a glória da batalha justifica o custo humano e económico, num mundo onde cada escolha tem consequências profundas.
Hoglands
Piggy Games
4º trimestre de 2024 – PC
Em Hoglands, cada passo dado é um passo mais próximo da morte, onde os deuses sinistros exigem tributos sangrentos. Neste cenário sombrio, a batalha não é apenas pela sobrevivência, mas também pelo obedecer aos caprichos macabros de divindades. Oferecer sacrifícios aos deuses malignos não é apenas uma opção estratégica, mas uma necessidade para obter vantagens cruciais que podem inclinar a balança ao nosso favor. Porém, cada alma sacrificada não representa apenas um recurso, mas também uma escolha moral que ecoa por todo o reino.
Neste RPG de Estratégia impiedoso, a nossa habilidade para tomar decisões difíceis e enfrentar as consequências moldará o destino do jogo. A busca pela vitória contra os mortos-vivos pelo nosso exército de suínos exige não só coragem na batalha, mas também sangue frio para sacrificar aqueles que te seguem. Num mundo onde a linha entre o bem e o mal não é clara, o custo do poder é medido em vidas, e cada escolha que fazemos molda não só o nosso domínio sobre Hoglands, mas também o nosso próprio destino sombrio.
Songs of Silence
Chimera Entertainment – Alemanha
2º trimestre de 2024 – PC
Em produção na Alemanha, pela Chimera Entertainment, experiente produtora de títulos RPG, que se destacou com Angry Birds Epic, Songs of Silence aparenta ser um promissor RPG de Estratégia 4X. A título de curiosidade um dos colaboradores do Rubber Chicken, Nuno Marques, contribuiu para esta obra germânica. Songs of Silence também teve uma campanha de financiamento notável no Kickstarter, dado que atingiu o seu objetivo de vinte e quatro mil euros em apenas oito horas, concluindo a angariação de fundos em sessenta e seis mil euros – uma quantidade razoavelmente baixa para o que os produtores costumam pedir na mais famosa plataforma de crowdfunding.
Este RPG de Estratégia contará com mais de cem unidades à disposição para liderarmos exércitos poderosos enquanto exploramos campanhas deslumbrantes (com uma direção artística inspirada no movimento académico do século XIX, Art Nouveau) e mapas multijogador personalizados. Vamos poder realizar emboscadas aos nossos oponentes, onde a nossa astúcia será a nossa melhor arma no calor da batalha. O sistema de batalha inovador oferece combates intensos e rápidos, onde cada decisão pode mudar o rumo da guerra. Vamos poder definir a formação das nossas tropas e como preparação para enfrentar o inimigo, utilizando ordens táticas, reforços e poderes mágicos para virar o jogo a nosso favor. Também é de sublinhar o facto da banda sonora estar a ser composta por Hitoshi Sakimoto, compositor que trabalhou nos arranjos musicais de Final Fantasy XII, Final Fantasy Tactics e Radiant Silvergun.