Se por vezes já é difícil escrever sobre jogos em Early Access, sobretudo pela certeza que será muito pouco provável que regresse a esse jogo quando ele estiver terminado, ainda menos vontade de o fazer tenho com demos. Mas vou abrir uma excepção para Southfield, um jogo de agricultura que prometia em todos os anúncios ser um twist inesquecível ao género.

Não foi. Pelo menos a medir por esta demo.

Desenvolvido pela Radical Forge, a grande promessa de Southfield era a de misturar o ambiente acolhedor de um jogo de agricultura com a física bizarra de Fall Guys. Bud, o protagonista, parece feito de gelatina, o que torna a sua locomoção um exercício de alguém que bebeu demasiado à noite e tenta andar em linha recta para provar aos amigos que está sóbrio. 

Para além desse andar desajeitado e que se esgota passados os primeiros minutos, os tropeções engraçados que deixam de ter graça, temos a possibilidade de rolar de um lado para outro. Porquê? Porque sim. E vamos aceitar essa resposta.

Todos os elementos de farming são perfeitamente tradicionais ao género. Não fosse uma imposição diferente na colocação de itens no chão ou em caixas, que têm de ser literalmente apontados e atirados, e Southfield pouco demonstraria de diferente para além do semi-twist que afinal não é twist de querer ser um cruzamento de My Time at Sandrock mais colorido com Gang of Beasts.

Um elemento curioso que Southfield vai buscar aos survival crafting games e que tem potencial para o género é que à meia-noite um obelisco eleva-se aos céus e emite uma explosão verde, enchendo o mundo de inimigos chamados Ruffians, tornando a deambulação mais perigosa.

Infelizmente, do que deu para ver desta demo, o twist caótico prometido pode não ser assim tão diferenciador. Mas aqui estaremos para sermos provados do contrário.