Falemos de Sokobon. Não, fãs de Final Fantasy, não é Chocobo. E não, camaradas sportinguistas, não estou a falar daquele flop defensivo camaronês que jogou pelo nosso clube, o Fabrice Fokobo. Falo do puzzle game criado por Hiroyuki Imabayashi em 1981, que consiste em empurrar caixas para quadrados específicos num espaço delimitado. Uma mecânica que viria múltiplas vezes a ser replicada em diversos jogos e que veria o mercado indie a revitalizar com títulos exclusivamente dedicados a repensá-lo como Sokobos e Blooby Block.

Ora, eis que por menos do que eu paguei esta manhã por uma merenda (ou lanche, como os meus amigos do Norte chamam) chegou ao Steam e às consolas mais um puzzle game com 100 níveis que reinterpreta o velhinho Sokoban. Quiçá inspirado pela recentes revelações norte-americanas sobre os avistamentos de OVNIs, o estúdio Cavylabs lançou Sokobalien (podem deduzir pontos pela originalidade do nome do jogo). 

Com uma direcção de arte e colorida eficaz, Sokobalien é daquelas experiências enganadoramente positivas, no que parece (e é) um jogo simples mas com um desafio crescente.

Diria até que de entre os 100 níveis que o jogo nos traz, o desafio começa a ser tão intenso não só pela configuração dos níveis e pela adição de elementos e novas mecânicas e interactividades que chamar-lhe um verdadeiro quebra-cabeças é uma forma de elogiar o que este pequeno (grande) jogo conseguiu trazer-nos.

Se o vosso sonho é andar a empurrar caixas, gado e galinhas para pontos específicos de um prado para que estes animais sejam abduzidos por alienígenas, então a sua concretização está ao alcance de apenas 1,59€.