Recentemente, as tendências nos jogos de visual novel têm conseguido gerar um especial interesse, especialmente com o aumento na diversidade de narrativas e inovações na jogabilidade. O género tem visto um aumento na quantidade de obras independentes e com orçamentos mais elevados, abraçando temas como a comunidade LGBTQIA e localizações de jogos não-ocidentais. De destacar que a Switch tornou-se uma plataforma proeminente para o género visual novel, pois oferece portabilidade e flexibilidade, ou seja boas características para a apreciação deste tipo de jogos. Os produtores estão a explorar narrativas inovadoras, como narrativas sombrias e maduras, assim como experimentar formatos episódicos e elencos com bastante diversidade. Estes avanços refletem uma mudança dinâmica em direção a narrativas envolventes e experiências imersivas no mundo das visual novels.

Read Only Memories: NEURODIVER

MidBoss – Estados Unidos da América

16 de Maio de 2024 – PC, PlayStation, Switch, Xbox

A MidBoss não é só uma produtora de videojogos, cria também outras formas de arte através de outros meios, como os livros e longas-metragens. Sediados em Berkeley, Califórnia, estes produtores almejam criar um espaço de inclusividade que transparece nas personagens das suas obras, tal como o point’n’click 2064: Read Only Memories. É por isso que Read Only Memories: NEURODIVER está no meu radar e quase que falhava o seu lançamento, para esta quarta-feira (amanhã), 16 de Maio.

Dado que é um visual novel com elementos point’n’click, fui tentar perceber quais são os pontos fortes que o jogo terá para não ser mais um entre muitos jogos neste género narrativo. Um dos seus focos é o de ter personagens de diferentes modelos comportamentais, celebrando assim a neurodiversidade, tal como o próprio nome do jogo indica. Assim, não promove só o que é único de cada indivíduo, como também promove formas diferentes de pensar e de ver o mundo. O jogo também terá personagens com características neurológicas únicas como o autismo, hiperatividade, dislexia, assim como o síndrome de Tourette, para assim dar exemplos de contributos positivos para a comunidade que se inserem, quando estas doenças afastam-nas da sociedade.

Times & Galaxy

Copychaser Games – Canada

2024 – PC

Times & Galaxy é um visual novel muito curioso que começou logo a despertar-me interesse quando conheci o antecedente profissional do criador do jogo. Antes de criar esta obra, o canadiano Ben Gelinas era um jornalista, mais concretamente um repórter de casos criminais e essa experiência foi aproveitada para criar o seu jogo na sua produtora, Copychaser Games. Assim, Times & Galaxy centrar-se-á numa narrativa de ficção-científica em torno de um robô jornalista.

Obviamente, Gelinas inspirou-se no seu ofício jornalístico e, portanto, sabe que teve de tomar algumas precauções para não decalcar o que experienciou ao longo da sua carreira. Em vez disso, quis fazer uma narrativa descontraída, engraçada e colorida que explora as possibilidades narrativas dos videojogos. Visto que é um jogo onde controlamos um jornalista, apesar de ser um robô, que exerce a sua profissão, vamos ter de investigar e encontrar histórias para fazer as reportagens que nos são pedidas. O que é interessante, é que nós vamos ter de construir, com alguma liberdade as nossas próprias peças jornalísticas, com a narrativa ramificada que existe no jogo.

Tavern Talk

Gentle Troll Entertainment – Alemanha

2º trimestre de 2024 – PC, Switch

Os criadores desta obra são experientes programadores em Unity, o motor de jogo mais popular do mundo, sobretudo entre produtores independentes. Contudo, a bávara Gentle Troll está a entrar pela primeira vez na área do entretenimento e já assegurou algumas verbas do estado federado do sudeste alemão, onde se realiza a Oktoberfest. Como este financiamento não foi suficiente, para um último polimento, a produtora alemã foi ainda pedir fundos monetários aos utilizadores do Kickstarter, onde conseguiu o que pretendia em apenas seis horas.

Esta visual novel é inspirada no mundo de Dungeons & Dragons, onde vocês vão assumir o controlo de um típico albergue de um RPG ocidental, ou seja vão ser o gerente e responsável de uma casa que presta serviços a grandes guerreiros e aventureiros que querem descansar após um longo dia pelas várias demandas que realizam para diversos indivíduos que as entregam. Curiosamente, vocês vão pode ser uma dessas pessoas, alguém que dá quests a quem visitará o vosso humilde estabelecimento. Quem passa pelo vosso albergue também poderá deixar alguns objetos decorativos para que possam ornamentar o vosso pequeno hostel e bar e torná-lo mais convidativo.