Se ainda no artigo de Airhead me queixava de o neologismo metroidvania ser disparado a torto e a direito para captar a atenção em especial daqueles que decsobriram o género com Hollow Knight, há casos em que os jogos, por muito desconhecidos que sejam, se enquadram verdadeiramente no género.
Rebel Transmute, desenvolvido pelo estúdio indie Evan Tor Games e publicado pela JanduSoft, é uma adição sólida e verdadeira aos metroidvanias que, embora não inove, executa de forma exemplar os elementos clássicos que os fãs adoram.
Vivemos esta aventura no papel de Moon Mikono, uma sucateira espacial em busca da sua mãe desaparecida no misterioso planeta Terra 6, e somos convidados a explorar um mundo repleto de perigos, inimigos, caminhos escondidos e segredos.
Apesar da direcção de arte perfeitamente retro, a inspiração notória em Hollow Knight conduz a que o foco principal de Rebel Transmute esteja no combate, que é fluido e desafiante. Cada encontro com cada um dos 80 inimigos únicos e os 10 bosses diferentes é uma prova de habilidade e estratégia da nossa parte. A variedade de inimigos e a necessidade de adaptação constante mantém a jogabilidade fresca e envolvente ao longo de toda a aventura.
Para além dos elementos clássicos de um metroidvania – exploração de mapas intricados, descoberta de segredos e aquisição de habilidades que desbloqueiam novas áreas – Rebel Transmute integra uma camada suave de RPG, também ela herdada do jogo de culto da Team Cherry. O sistema de “encantamentos”, reminiscente dos “charms” de Hollow Knight, oferece uma grande possibilidade de customização com cerca 48 upgrades diferentes que permitem personalizar cada build a nosso bel-prazer.
Rebel Transmute traz-nos um estilo de pixel art que presta homenagem aos primeiros jogos da série Metroid. A atenção aos detalhes na idealização dos ambientes e personagens ajuda a criar uma atmosfera imersiva que capta perfeitamente a essência dos clássicos do género. Cada bioma do planeta Terra 6 é visualmente distinta, o que facilita a navegação e mantém o interesse do jogador enquanto explora novos locais.
A história de Moon Mikono e a sua busca pela mãe desaparecida oferece uma motivação emocional que sustenta a exploração, tornando este Rebel Transmute uma verdadeira história de mistério sci-fi. Embora a narrativa não seja excessivamente complexa, são os fragmentos de história descobertos ao longo do caminho, através de diálogos e artefatos, que ajudam a construir um enredo intrigante.
Para os fãs de metroidvanias, Rebel Transmute é uma experiência imperdível e obrigatória. O estúdio Evan Tor Games conseguiu criar uma aventura que, embora familiar e sem correr muitos riscos, é executada com uma excelência que merece ser reconhecida. A combinação de combate intenso herdado de Hollow Knight, com uma exploração meticulosa ao estilo de Metroid em 16 bits faz deste jogo um dos grandes metroidvanias de 2024.