Adoro jogos de carros, desde que não sejam simuladores. Infelizmente, na cena indie encontro poucos projetos que abordam este género que, com mecânicas que replicam as máquinas de salões de jogos, as ditas máquinas arcade, pode ser bem divertido. Este é o segundo episódio focado neste género é espero que este se repita mais vezes porque não temos de depender dos projetos megalómanos como Forza ou Gran Turismo para nos divertirmos como deve ser com jogos de carros.

Old School Rally

Frozen Lake Games – Grécia

2024 – PC

Old School Rally, em produção por Sakis Rogkas, um solo dev sediado na Grécia, fez-me recordar os bons tempos em que jogava Colin McRae Rally na primeira consola da Sony, a caixa de plástico cinzenta simplesmente conhecida como PlayStation. E se há jogos que me fazem reviver os bons tempos das arcades são jogos como este, que me transporta para a enorme máquina de SEGA Rally ou na altura em que jogava Colin McRae Rally e Gran Turismo na PlayStation dos meus amigos.

Esta obra da Frozen Lake Games terá uma forma de conduzir que se aproximará mais de um jogo das máquinas arcade, como SEGA Rally, do que de um simulador, como Gran Turismo. Portanto, o jogo permitirá aos jogadores terem uma condução rápida e divertida, onde terão de ter sempre alguma habilidade, nomeadamente em curvas mais apertadas. Ainda não sei se os carros serão licenciados, mas tratando-se de um indie solo dev, a minha aposta vai para que não sejam. Um jogo indie claramente indicado para os que gostam de acelerar na lama.

Tiny Tires

Jón Kristinsson – Dinamarca

Data de lançamento não definida – PC

Jón Kristinsson, o dinamarquês responsável por Tiny Tires, descreve o seu jogo como um jogo de corridas minúsculo, onde vemos os carros com um perspetiva “top-down”, ou seja vemos os carros em baixo como se tivéssemos a controlá-los mesmo por cima da pista. Onde é que a minha cabeça me foi levar imediatamente? Aos tempos em que jogava Micro Machines na SEGA Mega Drive dos meus amigos. Por isso, acho que há muito potencial para explorar, dado que vi poucos jogos depois do êxito da Codemasters a fazerem algo similar.

Este projeto de vida de Kristinsson evoluiu para mais do que uma forma de aprender a trabalhar no Unity, é hoje uma obra que será lançada comercialmente, apesar de ainda não ter uma data definida para este efeito. Um dos aspetos mais interessantes do jogo é que, quando jogado em modo cooperativo, o objetivo de Tiny Tires, todos os jogadores partilham o mesmo ecrã. Se os últimos da corrida ficarem demasiado longe do primeiro jogador, acaba-se a corrida para eles. Aproxima-se, portanto, um jogo de corridas bastante promissor.

Parking Garage Rally Circuit

Walaber Entertainment – Estados Unidos da América

2024 – PC

Uma das partes mais stressantes para quem conduz, a meu ver, que sou condutor há vintes anos, é a parte de estacionar em parques de centro comerciais pertos da lotação máxima. Parking Garage Rally Circuit não é o primeiro jogo que faz dos parques de estacionamento uma temática para videojogo, outros títulos muito interessantes, que já passaram pelo Indie X, também já deram ar da sua graça. Este jogo nem é bem sobre o estacionamento em si e de parar o carro, é fazer do local com esse propósito uma pista de corridas.

O mais peculiar desta obra é que está a ser desenhada como se fosse uma pérola perdida da era SEGA Saturn, que podia ter sido lançada em 1998 (este que vos escreve tinha doze anos nessa época). O quê que isto implica? O jogo está a ser feito com polígonos em bruto de baixa quantidade e resolução, texturas muito rudimentares e sonoplastia igualmente arcaica. Assim, o transporte para o fim dos anos noventa será feito de forma mais suave possível, para altos níveis de nostalgia.